FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID QUÍMICA

Autores

  • Geisiany Soares da Costa Cota Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Christina Vargas Miranda e Carvalho Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Débora Astoni Moreira Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Cleber Cezar da Silva Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Joceline Maria da Costa Soares Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37177

Palavras-chave:

Docência. Intervenção. Realidade escolar.

Resumo

A formação de professores é um tema que perpassa aspectos variados como as necessidades formativas, a análise crítica da formação atual e as propostas de reestruturação curriculares. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado no intuito de contribuir na formação de acadêmicos de licenciatura, possibilitando experiência e vivência com o cotidiano escolar, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Objetivou-se no presente trabalho relatar as experiências vivenciadas no Pibid-subprojeto Química, do IF Goiano-Câmpus Urutaí, a partir de ações realizadas no Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira (CEPIF), em Pires do Rio-GO, em 2014. Inicialmente, realizou-se a discussão de vários textos relacionados a diferentes abordagens investigativas, que contribuíram para a aquisição de conhecimento. Após estes estudos, os bolsistas de iniciação à docência foram divididos em grupos para a realização do diagnóstico da realidade escolar, no qual foram coletados dados referentes ao funcionamento do colégio como um todo, destacando-se: histórico da escola; dados da secretaria (matrículas, rendimento escolar, evasão, reprovação); Perfil dos alunos e funcionários; Estrutura Física. Os resultados obtidos foram apresentados ao grupo, que passou a conhecer as necessidades da escola, e a partir de então, propuseram intervenções que foram realizadas na escola campo no intuito de melhorar os aspectos frágeis.

A partir do exposto, ressalta-se a importância do Pibid na formação inicial desses professores de Química, considerando-se que o programa colaborou com o desenvolvimento dos licenciandos em variados aspectos, pois estimulou os mesmos a estudarem para auxiliarem os alunos da Educação Básica, desenvolveu suas habilidades de observação e percepção, aprimorou seus conhecimentos na confecção de materiais pedagógicos e, ainda, promoveu o contato dos bolsistas com a realidade escolar, de maneira a iniciá-los nas atividades docentes.

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Biografia do Autor

Geisiany Soares da Costa Cota, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Licencianda em Química pelo Institudo Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Christina Vargas Miranda e Carvalho, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Mestre em Ciências Moleculares. Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Goaino - Câmpus urutaí. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Débora Astoni Moreira, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Doutora em Engenharia Agrícola. Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Goaino - Câmpus urutaí. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Cleber Cezar da Silva, Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira

Mestrando em Estudos da Linguagem. Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás. Supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Luciana Aparecida Siqueira Silva, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Mestre em Biologia. Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Goaino - Câmpus urutaí. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Joceline Maria da Costa Soares, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Licencianda em Química pelo Institudo Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

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Publicado

2016-02-26

Como Citar

COTA, Geisiany Soares da Costa; CARVALHO, Christina Vargas Miranda e; MOREIRA, Débora Astoni; SILVA, Cleber Cezar da; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira; SOARES, Joceline Maria da Costa. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PIBID QUÍMICA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i1.37177. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/37177. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Elicpibid - 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano