O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO NOTÍCIA

Autores

  • Afranio Pedro Martins Neto Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Leonardo Martins Rezende Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Márcio Issamu Yamamoto Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Pedro Henrique do Prado Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Vitalino Garcia Oliveira SEDUC – GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37133

Palavras-chave:

PIBID Letras Inglês. Ensino de Língua Estrangeira. Gêneros textuais

Resumo

O subprojeto Language and Literature (2014-2017), do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí, tem como objetivos: (1) oferecer ensino de língua inglesa de uma forma diferenciada aos alunos do colégio parceiro, o Colégio Estadual Marcondes de Godoy, e (2) proporcionar aos bolsistas o contato com o dia-a-dia do contexto das escolas públicas durante a graduação. Como forma de atingir essas metas, os bolsistas ministram oficinas, oferecem monitorias, dão assistência aos professores, organizam eventos culturais, elaboram mensalmente um quadro de notícias e participam de eventos científicos. Neste artigo, apresentaremos os resultados obtidos com a oficina “Ensinando inglês por meio do gênero notícia”, ministrada à turma de terceiro ano do colégio parceiro. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que o ensino de língua estrangeira seja feito por meio de gêneros textuais, pois, através da leitura de diferentes gêneros, o aluno consegue se apropriar da língua-alvo, tanto em seus aspectos morfossintáticos, como nos socioculturais. Os bolsistas, tomando as definições dos PCN, procuraram contextualizar o ensino de inglês com notícias originais em língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

MARTINS NETO, Afranio Pedro; MARTINS REZENDE, Leonardo; ISSAMU YAMAMOTO, Márcio; DO PRADO, Pedro Henrique; GARCIA OLIVEIRA, Vitalino. O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO GÊNERO NOTÍCIA. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i1.37133. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/37133. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Elicpibid - 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano