A Educação de Jovens e adultos

o educando e o contexto da pandemia

Autores

  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - CAMPUS JATAÍ, Brasil
  • Walkíria Secretaria de Educação do Estado de Goiás https://orcid.org/0000-0002-6188-0836
  • Paulo Henrique Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65616

Resumo

A educação de jovens e adultos (EJA) tem como sujeitos históricos e culturais grupos geralmente marginalizados da sociedade, com condições precárias econômicas, excluídos de espaços e bens culturais. Apresenta-se neste artigo aspectos da realidade de um educando na modalidade EJA. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de entrevistas realizadas com um discente da EJA. Propomos uma análise e reflexão sobre a EJA em uma perspectiva crítica a partir do perfil do educando da EJA com destaque para o acesso e permanência na escola, expectativas, dificuldades e facilidades enfrentadas, condições de estudos, trabalho e família antes e em tempos de pandemia da Covid-19. Verificou-se que o educando da EJA possui dificuldades com as aulas remotas. Nos estudos e reflexões realizadas apontamos para a necessidade de um projeto pedagógico democrático e com autonomia para atender às condições do público EJA no processo educativo para a formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Lima de Assis Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - CAMPUS JATAÍ, Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005). Foi professora na Universidade Federal de Goiás-Campus Jataí no período de 1986 a 2009. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, instituições tecnológicas, formação de professores, políticas educacionais e políticas públicas. Atualmente é Coordenadora operacional do DINTER em Educação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e a Universidade Federal de Goiás. Atua na extensão coordenando / ministrando um Curso de Formação Continuada para Professores de Sociologia. Dentre os artigos publicados destaca-se: Políticas de educação tecnológica: uma nova institucionalidade para a educação superior (Jornal de Políticas Educacionais UFPR); Trabalho e Flexibilização (Itinerarius Reflexiones-UFG-Jataí); Universidades corporativas: uma nova concepção para o ensino superior (Itinerarius Reflexiones-UFG-Jataí). (Texto informado através do Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

PIRES, Luciene Lima de Assis; DOS REIS LIMA, Walkíria; DE SOUZA, Paulo Henrique. A Educação de Jovens e adultos: o educando e o contexto da pandemia. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 01–20, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65616. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/65616. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Brasileira e a Ead no contexto pandêmico da Covid- 19: perspectivas e d