Os impactos do coronavírus no saber fazer docente dos professores do ensino médio integrall

Autores

  • Luciana Aguiar IF Goiano, campus de Rio Verde
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde
  • Fátima Suely Ribeiro Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65352

Resumo

Este texto trata de um recorte de uma pesquisa, cujo foco é o saber fazer docente dos professores do ensino médio integral. No caso específico do presente artigo, apresenta-se os resultados parciais cujo objetivo foi identificar os impactos da Pandemia do Coronavírus (COVID-19) no saber fazer docente dos professores. Em face ao isolamento social necessário ao controle da pandemia, em consonância com as orientações da Organização Nacional de Saúde, a Secretaria da Educação do Estado de Goiás, por meio da Resolução CEE/CP n. 02/2020, que dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no âmbito do Sistema Educativo do Estado de Goiás, adotou o formato de aulas remotas, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Esse formato é inédito para os professores da Educação Básica, considerando que, antes da pandemia, eles recorriam as TDIC somente como suporte pedagógico, especialmente, por meio de ferramentas digitais para auxiliar na apresentação dos conteúdos. Nesta pesquisa de natureza qualitativa, as narrativas (auto)biográficas foram utilizadas como procedimento de recolha de dados, sendo observadas as narrativas das pesquisadoras, registradas em diário de campo, e as narrativas de quatro professores das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, recolhidas por meio de entrevistas. Os resultados sinalizam que um dos maiores desafios dos professores foi se adequarem às necessidades do ensino remoto, pois não possuíam conhecimento necessário para compreender todas as especificidades de aplicativos e plataformas virtuais no processo ensino-aprendizagem; outro fator preocupante foi conseguir atingir a todos os alunos, fazer com que todos participassem do ensino remoto. Percebeu-se ainda que os professores precisaram reinventar o seu fazer docente em face dos desafios com as aulas remotas, adquirir novos saberes para lidar com os diferentes artefatos tecnológicos no processo de mediação da aprendizagem dos estudantes, sinalizando que o saber fazer docente do professor é uma constante metamorfose.

Palavras-chave: Ensino remoto. Saber fazer docente. Ensino mediado pela Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

Doutorado em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Possui Mestrado em Educação através do Programa de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Claretianas. Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde, Goiás, onde atua na área de Ensino de Ciências / Formação de Professores. Atuou como coordenadora de gestão institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de 2011 a 2014. Foi professora da rede pública de Mato Grosso por 17 anos, nos quais atuou como professora da rede e formadora em Educação do Campo no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (CEFAPRO) do Estado de Mato Grosso, como orientadora do curso de Pedagogia em EAD da Universidade do Estado de Mato Grosso e professora da rede do município de Água Boa. Faz parte do grupo de pesquisa EducAção do Instituto Federal Goiano, do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho / Portugal e do grupo InvestigaAção da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, Formação de Professores e Ensino de Ciências.

Fátima Suely Ribeiro Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Sociologia Política e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal Goiano, Campus Morrinhos, vinculada ao departamento de Pedagogia, no qual atua nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Química. Tem experiência na Educação Básica, no campo do ensino e na gestão pedagógica; na docência no ensino superior/formação de professores pela pesquisa, com ênfase em Educação em Ciências e Pedagogia, em especial nos seguintes assuntos: pesquisa participante na educação; Estudos Decoloniais e Interculturalidade; Linguagem e Discurso na educação.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

AGUIAR, Luciana; NOGUEIRA PANIAGO, Rosenilde; RIBEIRO CUNHA, Fátima Suely. Os impactos do coronavírus no saber fazer docente dos professores do ensino médio integrall. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 01–22, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65352. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/65352. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Brasileira e a Ead no contexto pandêmico da Covid- 19: perspectivas e d