Observar, pensar e acolher:

o IFTM em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65336

Resumo

Este trabalho objetiva descrever os movimentos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a partir da regulamentação das aulas remotas em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), e as medidas adotadas para a inclusão dos estudantes e minimização das suas dificuldades nesses processos. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma análise qualitativa, resultado de pesquisa bibliográfica e documental, tomando, como ponto de partida, os documentos oficiais que regulamentam a suspensão e substituição das aulas presenciais por aulas remotas, bem como pesquisa institucional realizada com os estudantes sobre a saúde mental durante o período de pandemia. Como resultado obtido, o IFTM parece caminhar na tentativa de transpor as dificuldades dadas pela situação atual de pandemia, agindo em meio a tentativas e erros. No entanto, seriam pertinentes ações mais objetivas realizadas sob a coordenação dos NAPNEs e setores correlatos, visando à melhoria da qualidade de vida de seus estudantes durante esse período de extrema exceção, decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), Ituiutaba-MG. Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade Única de Ipatinga-MG. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), Morrinhos - GO. Servidora pública no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Léia Adriana da Silva Santiago , Instituto Federal Goiano

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha. Professora Titular do Instituto Federal Goiano. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) - Campus Morrinhos/GO

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com pós-doutorado em currículo e formação profissional agrícola pela Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha. Professor Titular do Instituto Federal Goiano. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) - Campus Morrinhos/GO

Sangelita Miranda Franco Mariano, Instituto Federal Goiano

Graduação em Pedagogia, Especialização em Docência na Educação Superior, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Lílian Gobbi Dutra Medeiros , Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Licenciada em Letras pela Fundação Educacional de Ituiutaba - Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG (2007). Especialista em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestranda do Programa de Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IFGoiano. Professora EBTT Português/Inglês - Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, fazendo parte do corpo docente permanente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Ituiutaba - MG. Tem atuação na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

DE SOUZA OLIVEIRA PAES LEME ALBERTO, Márcia; DA SILVA SANTIAGO , Léia Adriana; DE CARVALHO, Marco Antônio; MIRANDA FRANCO MARIANO, Sangelita; GOBBI DUTRA MEDEIROS, Lílian. Observar, pensar e acolher: : o IFTM em tempos de pandemia . Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 01–22, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65336. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/65336. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Brasileira e a Ead no contexto pandêmico da Covid- 19: perspectivas e d