Treinamento esportivo: um estudo introdutório sobre suas bases científicas.

Autores

  • Wanderson Pereira Lima Faculdade da Polícia Militar
  • José dos Reis Júnior Faculdade da Polícia Militar
  • João Pedro Barbosa Bandeira Faculdade da Polícia Militar

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i3.58791

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central apresentar uma discussão sobre o treinamento esportivo, enfatizando suas bases científicas. Este trabalho foi realizado mediante estudo bibliográfico em livros e artigos científicos especializados na área de Educação Física. Como resultados desses estudos foram apresentados as principais características que constituem os princípios do treinamento esportivo, avaliação e controle, bem como, aspectos da iniciação a competição, ressaltando o treinamento de força para jovens, adultos e atletas. Conclui-se que trabalhar, objetivando a efetiva melhoria no desempenho esportivo da atleta e do não atleta, deve-se enfatizar o conhecimento científico, enfatizando a amplitude da área do treinamento esportivo, havendo assim mútua relação entre seus elementos básicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Pereira Lima, Faculdade da Polícia Militar

Mestre em Educação pela UFG, bolsista pela CAPES. Professor Temporário do Instituto Federal Goiano. Professor do curso de Educação Física da Faculdade da Polícia Militar, coordenador do Grupo de Estudos em Práticas Esportivas e Corporais (GEPEC).

José dos Reis Júnior, Faculdade da Polícia Militar

Mestre em Ciências da Saúde pela UNB. Coordenador do curso de Educação Física da Faculdade da Polícia Militar. Major da Polícia Militar do Estado de Goiás.

João Pedro Barbosa Bandeira, Faculdade da Polícia Militar

Aluno do curso de Educação Física da Faculdade da Polícia Militar e membro do Grupo de Estudos em Práticas Esportivas e Corporais (GEPEC).

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

LIMA, Wanderson Pereira; JÚNIOR, José dos Reis; BANDEIRA, João Pedro Barbosa. Treinamento esportivo: um estudo introdutório sobre suas bases científicas. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 01–10, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i3.58791. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/58791. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Educação Física: Esporte e Saúde