Escola da Terra: formação continuada para professores da educação do campo

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Marilene Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus Prof. Alberto Carvalho
  • Tereza Simone Santos de Carvalho Universidade Federal de Sergipe
  • Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Universidade Federal de Goias (UFG) Regional de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.57522

Resumo

ESCOLA DA TERRA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições do Projeto piloto Escola da Terra Sergipe, tomando-se como referência o curso de aperfeiçoamento para professores de turmas multisseriadas e quilombolas, enquanto ação do Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo. Para tanto, foram analisados os materiais produzidos pelos cursistas, os conteúdos abordados na formação, bem como os objetivos do próprio programa. Os dados foram analisados à luz de referencial teórico que versa sobre a educação do campo e a formação inicial e continuada de professores.  O projeto foi desenvolvido no decurso de seis meses, em 2017/18, com professores de 14 municípios do estado de Sergipe adotando-se, como metodologia, a Pedagogia da Alternância a qual, na Formação continuada de professores, facilita a compreensão em relação à articulação entre realidade e conhecimento científico.  A formação continuada tem o intuito de fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas aos povos do campo, respeitando sua especificidade e tornando a aprendizagem mais significativa. Dessa experiência participaram 340 Professores da educação do campo e quilombola, 09 Estudantes de graduação interagindo e articulando teoria e prática na troca com os professores da educação básica, 02 estudantes de pós graduação interagindo e refletindo sobre os desafios da educação básica, especificamente sobre o ensino multisseriado e quilombola.  Um dos resultados mais relevantes do curso foi a elaboração de 54 projetos de intervenção de autoria dos professores cursistas, fruto das reflexões do tempo universidade, materializadas no tempo comunidade nas escolas onde lecionam. O desenvolvimento do projeto Escola da Terra Sergipe oportunizou relevantes processos de troca e compartilhamento de conhecimentos entre os professores cursistas, os estudantes de graduação e pós graduação que participaram como bolsistas, monitores, formadores, voluntários, e principalmente, oportunizou o conhecimento e a proximidade dos professores da comunidade e da realidade do campo onde atuam.

Palavras-Chave: Ensino Multisseriado.  Educação do Campo. Formação continuada

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus Prof. Alberto Carvalho

Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Educação - Campus Prof. Alberto Carvalho. Realiza estudos de Pós doutoramento na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS ( 2013), mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2005).Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1996). Vice líder do grupo de pesquisa Educação e Movimentos Sociais - GPEMS. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo -GEPAC. Tem experiência na área de Educação com ênfase em: Educação do Campo, atuando principalmente nas seguintes áreas: currículo - alfabetização - ensino multisseriado - educação de jovens e adultos, formação de professores, prática de Ensino, política educacional, política pública, cultura., etnomatemática, educação ambiental, história social da criança, literatura infanto-juvenil, gestão educacional e diversidade cultural.

Tereza Simone Santos de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1987), Especialização em Educação Tecnológica - CEFET/MG, Especialização em Competência Pedagógica e Docência Universitária - Faculdade São Luís de França (2008), Especialização em Gestão de Mídias na Educação - Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Libras: Educação Inclusiva - Faculdade São Luís de França (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe e doutoranda em Geografia dessa instituição. Foi vice-coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial no Estado de Sergipe. Atuou como membro da coordenação do Programa Escola da Terra no estado de Sergipe (2017-2018). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação infantil, educação inclusiva e surdez, prática docente, currículo e diversidade cultural, tecnologia educacional/Mídias e Educação, pedagogia de projetos e Educação do campo.

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Goias (UFG) Regional de Jataí

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT - Centro Universitário de Rondonópolis (1996), complementação em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de São Paulo (2004). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1999) e aperfeiçoamento clínico com a supervisão de Laura Monte Serrat Barbosa (2007). Título de Suficiente Investigadora pela Universidade de Extremadura/UEX (Espanha - 2002), orientador por Juan Manuel Escudero (Universidade de Murcia/UM/Espanha). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT (2007), com bolsa CAPES, orientado por Simone Albuquerque da Rocha. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2013), com bolsa CNPq, orientado por Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Estágio de doutoramento na Universidade do Minho/UMinho (Campus Gualtar/Portugal), com bolsa CAPES (2012). Pós-Doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UniRio (2018-2019). Membro do grupo de pesquisa InvestigAção (UFMT) e do GPDFIRS (UNESP) - CNPQ. Membro (professor visitante) do Centro de Investigação em Estudos da Criança/CIEC, da Universidade do Minho/UMinho (Campus Gualtar/Portugal). Experiência na área de Educação como docente e gestora: Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), Ensino Técnico (CEPROTEC), Superior (Graduação e Especialização - FACSUL/CESUR e UNEMAT) e Técnica em Assuntos Educacionais (UFMT). Vem se dedicando aos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento profissional de professores por meio de casos de ensino (abordagens narrativa), o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e a literatura infantil. Vinculada como professora dos cursos de licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado - cadastramento em 2017) e como pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG)/Regional de Jataí - Unidade Acadêmica Especial de Educação (UAE-EDU).

Downloads

Publicado

2019-06-09

Como Citar

SANTOS, Marilene; SANTOS DE CARVALHO, Tereza Simone; COLOMBO SCARLATI DOMINGUES, Isa Mara. Escola da Terra: formação continuada para professores da educação do campo: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–20, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.57522. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/57522. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres