Pesquisa translacional do ensino superior no campo das ciências da saúde

Autores

  • Raphael Lopes Olegário Universidade de Brasília
  • Silvia Maria Aparecida Vitorino Universidade Federal de Uberlândia
  • Pedro Victor Nogueira de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.56988

Resumo

A pesquisa translacional surge em um contexto de superespecialização das atividades de pesquisa científica, que trazem a necessidade de maior comunicação entre as áreas básica e clínica. O presente artigo procura elucidar a importância do incentivo à pesquisa translacional por parte do docente no ensino superior no campo das ciências da saúde com intuito de demonstrar a sua eficácia na formação profissional. Neste sentido, a pesquisa translacional assume relevância preponderante para a formação acadêmica de graduandos e pós-graduandos da área da saúde. O objetivo dessa investigação foi mostrar por meio de uma revisão bibliográfica da literatura científica vigente, a importância do incentivo à pesquisa translacional nos cursos de ensino superior por parte do docente da área da saúde e os principais impactos na formação profissional. Como métodos, foi realizado um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica a partir de material já elaborado, constituído de artigos científicos e livros especializados.  Como resultados, demonstrou-se que o incentivo à investigação translacional é a forma mais rápida para que a informação científica seja transmitida tanto para a investigação clínica quanto para a prática assistencial dos profissionais. Concluiu-se que o incentivo a pesquisa translacional configura-se como essencial para prática profissional e este deve estar vinculado a prática pedagógica dos docentes na formação inicial ou continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Como Citar

OLEGÁRIO, Raphael Lopes; VITORINO, Silvia Maria Aparecida; NOGUEIRA DE SOUZA, Pedro Victor. Pesquisa translacional do ensino superior no campo das ciências da saúde. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–11, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.56988. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/56988. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres