Complexidade da cultura escolar: elementos dialogicos na prática educativa

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, victorjulierme@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4026-1040
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande Do Sul,Brasil, vicente.molina@ufrgs.br
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, hnkrug@bol.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.56575

Palavras-chave:

Cultura Escolar, Início da docência, Paradigma da Complexidade, Etnografia Crítica.

Resumo

Objetivamos compreender os elementos produzidos nas relações entre as culturas escolares e o desenvolvimento docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre- RS. Realizamos uma etnografia educacional crítica em duas escolas, onde emergiram duas grandes categorias analíticas: “Imprinting” cultural: choque cultural sobre realidades opostas no mundo da docência; Rotinização da vida cotidiana na escola: Debates sobre Perspectivas e compreensões sobre a escola e a educação. Concluímos que as marcas culturais, em diferentes situações de ensino, contribuem para os professores demarcarem condutas e rotinas no início da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, victorjulierme@gmail.com

Professor de Educação Física. Especialista em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano/UFSM. Mestre em Educação/UFSM. Doutor em Ciências do Movimento Humano/UFRGS. Professor do Colégio de aplicação e do Programa de pós graduação em Educação da Univresidade Federal de Santa Catarinal.

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande Do Sul,Brasil, vicente.molina@ufrgs.br

Professor do Programa de pós graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, hnkrug@bol.com.br

Professor aposentado do departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

22-01-2021

Como Citar

Santos da Conceição, V. J., Molina Neto, V., & Krug, H. N. (2021). Complexidade da cultura escolar: elementos dialogicos na prática educativa. Itinerarius Reflectionis, 17(2), 01–15. https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.56575

Edição

Seção

Artigos Livres