Desafios e contribuições da educação para alunos do eja

Autores

  • Rosimeire Gonçalves, RG Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.53962

Resumo

Este trabalho é fruto de um estudo realizado com jovens de uma turma da educação de jovens e adultos (EJA), da escola municipal Eduardo de Paiva Rezende no munícipio de Cristalina – Goiás. Surgiu de um projeto maior de pesquisa que vem sendo desenvolvido para o programa de mestrado em que o foco é a análise das práticas de ensino desenvolvidas com os alunos da EJA. Nesse contexto buscou-se compreender a importância da conclusão do ensino fundamental para esses alunos e quais as implicações dessa conquista em suas vidas. Amparado na teoria freiriana em que a educação crítica é orientada para a independência do aluno e o exercício da prática de uma responsabilidade social e política, com respaldo em autores como Halbwacs, Pierre Nora, Monteiro, Pollack contribuem para a melhor compreensão dessa relação entre o vivido, o conhecimento científico, e as percepções e representações sobre a memória. Neste apresentamos os relatos das narrativas individuais desses alunos com intuito de mostrar como a inserção em um grupo escolar permite a construção de uma memória coletiva de aprendizagem, resgate e transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Gonçalves, RG, Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte

Mestranda em História, UFG/ Regional Catalão ( 2018), Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Atualmente é Gestor - Secretaria da Educação de Goiás - Colégio Estadual José de Goiás Brasil e Professor na Rede Municipal de Ensino - Escola Municipal Eduardo de Paiva Rezende.

Referências

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em. Acesso em 04 julho 2018.

BASTOS, Liliana. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais: uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n. 2, p. 74-87, mai/ago 2005.

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari. Qualitative research for education. Boston: Allyn and Bacon, Inc., 1982.

BRUNEL, Carmem. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. POA: Mediação, 2004.

DURKEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2008(a).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

_____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 148 p.

_____________. Educação e mudança. 30ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GARCEZ, Lucília. Técnicas de redação: o que é preciso para saber escrever bem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história: entre história e memória. Rio de janeiro: UFRJ, 2003.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A Problemática dos Lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. In: Projeto História n.10. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História do Departamento de História. São Paulo, 1993.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, 5ª ed. v.10. Rio de Janeiro, 1992.

VASCONCELOS, Celso. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança. Por uma práxis transformadora. 7ª ed. São Paulo: Libertad, 2005.

Desafios

Downloads

Publicado

2019-05-26

Como Citar

GONÇALVES, Rosimeire. Desafios e contribuições da educação para alunos do eja. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 01–10, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i2.53962. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/53962. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres