CONHECIMENTOS MARGINAIS, FRONTEIRAS E ESTABILIDADE: Diversidade sexual e de gênero no ensino da arte

Autores

  • Edvandro L. Sombrio de Souza Programa de Pós-graduação em Educação/UFRJ; Colégio Pedro II
  • Monique Andries Nogueira Programa de Pós-graduação em Educação/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v13i2.45164

Palavras-chave:

Ensino da arte, Diversidade Sexual, Estudos de gênero.

Resumo

Desde o final da década de 1990, quando os Parâmetros Curriculares Nacionais para os Temas Transversais de Orientação Sexual foram publicados, as questões de gênero e sexualidade figuram enquanto temas obrigatórios da Educação Básica brasileira. No mesmo período, a arte passou a ser reconhecida como “área de conhecimento” na LDBEN 9.394/96. Neste artigo, parte-se da percepção que, na educação formal, há processos de hierarquização e marginalização que acometem temas e, por vezes, campos de conhecimento. A partir de Louro (2015), defende-se a noção de “fronteira” como lugar de inteligibilidade em que sujeitos devem ser pensados, lugar de encontro, de subversão, de mudança. Compreendendo estas fronteiras enquanto questões epistemológicas, os campos articulados nesta pesquisa – educação, arte, ensino da arte, estudos de gênero, sexualidade – são desnaturalizados, desestabilizados, desessencializados, com o intuito de perceber como determinados grupos (de pessoas e de conhecimentos), têm sido abordados enquanto sujeitos do conhecimento no paradigma científico dominante: o das ciências naturais. Enfocando o ensino da arte e, mais especificamente, das Artes Visuais, o artigo aborda o caráter marginal desta disciplina na escola brasileira, com Nogueira (2008). Em seguida, a partir do conceito de campo científico, de Bourdieu (1997) e de autores e autoras do campo da Arte, trata-se das formas como este se constituiu, para, depois, compreender como determinadas fronteiras foram sendo visitadas, atravessadas, especialmente em obras, objetos e ações da arte contemporânea. Na seção seguinte, a partir de Loponte (2002) e Dias (2006) e suas pesquisas que articulam estudos de gênero e sexualidade ao ensino da arte, falamos de “pedagogias” exercitadas na escola, a partir de determinadas visões sobre os objetos desta pesquisa. Por fim, com Goodson (1997), e sua noção de padrão de estabilidade nos currículos, expomos a prática do “formalismo” enquanto estruturante de práticas pedagógicas, “elemento de estabilidade”, no campo do ensino da arte, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como um dos possíveis obstáculos para que conhecimentos relacionados às questões de gênero e sexualidade, dentre outras, possam vir a “povoar” o ensino da arte, na educação formal brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvandro L. Sombrio de Souza, Programa de Pós-graduação em Educação/UFRJ; Colégio Pedro II

Professor da disciplina de Artes Visuais no Colégio Pedro II; Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ).

Monique Andries Nogueira, Programa de Pós-graduação em Educação/UFRJ

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ);

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012.

__________________. A Imagem no Ensino da Arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BATTCOCK, Gregory (org). A Nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 1986.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, R. e FERNANDES, F. (Coord.). Pierre Bourdieu - Sociologia. (2. Ed). São Paulo: Ática: 1990, p. 122-155.

BRASIL: Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANTON, Katia. Da Política às Micropolíticas. (Coleção Temas da Arte Contemporânea). São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DIAS, Belidson. Açoitamentos: os locais da sexualidade e gênero na arte/educação contemporânea. In Visualidade: Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual – FAV/UFG, Goiânia, v. 4, n. 1 e 2, pp. 101-132, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: A vontade de saber. (22ª reimpressão) São Paulo: Graal, 2012.

GOODSON, Ivor. A Construção Social do Currículo. Lisboa: EDUCA. Currículo 3, 1997.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LOPONTE, Luciana G. Pedagogias Visuais do Feminino: arte, imagens e docência. In Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, pp.148-164, Jul/Dez, 2008.

___________________. Sexualidade, Artes Visuais e Poder: pedagogias visuais do feminino. In Revista Estudos Feministas, UFSC, 2/2002, pp. 283-300.

LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

_________________. Os Estudos Queer e a Educação no Brasil: articulações, tensões, resistências. In Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, v. 2, n.2, jul-dez 2012, pp. 363-369.

_________________. Um Corpo Estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 2ª ed, 2ª reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

NOGUEIRA, Monique Andries. Formação Cultural de Professores ou a Arte da Fuga. Goiânia: Editora da UFG, 2008.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do Cotidiano no Ensino das Artes Visuais. Tese de Doutorado. Campinas: Faculdade de Educação, 2000.

Downloads

Publicado

2017-08-10

Como Citar

DE SOUZA, Edvandro L. Sombrio; NOGUEIRA, Monique Andries. CONHECIMENTOS MARGINAIS, FRONTEIRAS E ESTABILIDADE: Diversidade sexual e de gênero no ensino da arte. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 01–22, 2017. DOI: 10.5216/rir.v13i2.45164. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/45164. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Relações de Gênero e Diversidade Sexual.