CONTRIBUIÇÕES DA EAD PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SEDUC/ TOCANTINS

Autores

  • Nádia Flausino Vieira Borges Universidade Federal do Tocantins
  • Mariana da Silva Neta Secretaria de Estado da Educação SEDUC
  • Otávio César dos Santos Borges Universidade Federal do Tocantins
  • Marcia Flausino Vieira Alves Secretaria da Educação do Estado do Tocantins
  • Katia Cristina Custodio Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.39359

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação, Formação Continuada, Educação a Distância.

Resumo

A cada ano a educação a distância (EaD) alarga seus horizontes no Brasil como uma modalidade válida, necessária e que em muito contribui para a formação de educadores, exigindo uma nova postura do professor, do cursista, dos gestores e de toda a instituição educativa, alterando as relações entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A partir desta pesquisa objetivamos conhecer a percepção dos cursistas sobre o perfil do educador em EaD; as contribuições da relação professor-aluno no desenvolvimento da aprendizagem durante o curso e a percepção sobre a dualidade qualidade x quantidade no ensino a distância. Os sujeitos da pesquisa são professores efetivos da rede pública estadual da educação no Tocantins inscritos no curso de Tutoria em EaD ofertado na plataforma Moodle da Seduc. As conclusões permitem evidenciar, na percepção dos cursistas, a significativa contribuição da EaD no desenvolvimento do ensino-aprendizagem e a relevância do enfrentamento das dificuldades no ensino a distância, o que nos levou a reflexão sobre as possibilidades da utilização dos diversos recursos tecnológicos para a implementação das formações de professores por meio da EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Flausino Vieira Borges, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Educação Básica da Rede Pública do Estado do Tocantins e do Municipio de Palmas, Pedagoga e Mestre em Educação pela UFT.

Mariana da Silva Neta, Secretaria de Estado da Educação SEDUC

Professora da Educação Básica da Rede Pública do Estado do Tocantins, Pedagoga, Especialista em Tecnologias na Educação.

Otávio César dos Santos Borges, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Marketing, especialista em Educação em Direitos Humanos, Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT

Marcia Flausino Vieira Alves, Secretaria da Educação do Estado do Tocantins

Professora da Educação Básica da Rede Pública do Estado do Tocantins, Pedagoga, Psicopedagoga.

Katia Cristina Custodio Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal de São Carlos

Pedagoda, Doutoranda em Educação pela UFSC e Professora do Colegiado de Pedagogia da UFT.

Referências

ANDRE, M. E. D. A. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cad. Pesqui.[online]. 1984, n.49, pp. 51-54. ISSN 0100-1574. Acessível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n49/n49a06.pdf>. Acesso em 10 Jun. 2014.

FERRETTI, C.J. A inovação na perspectiva pedagógica in GARCIA, Walter E. (coord) Inovação Educacional no Brasil: Problemas e Perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1995.

FERRETTI, C.J. Modernização tecnológica, qualificação profissional e sistema público de ensino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº80, fev. 1992.

GATTI, B.A. Critérios de Qualidade. In: Tecnologias na educação de professores a distância. Brasília: TV Escola, 2005.

KENSKI, V. M. (2002). O papel do professor na sociedade digital. In A. D. Castro & A. M. P. Carvalho (Org.) Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Ed. Pioneira Thomson Learning.

LUCKESI, C. C., Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade na escola: princípios básicos. São Paulo: Mezomo, 1994.

NUNES, Ivônio B. Noções de educação a distância. 1992. Disponível em: <http://www.ibase.org.br/~ined/.html> Acesso em 13 Abr 2015.

TEPERINO, A.S. et al. Educação a Distância em Organizações Públicas: mesa-redonda de pesquisa-ação. Brasília: ENAP, 2006

VALENTE, José Armando. Diferentes abordagens de Educação a Distância. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v7, n12, p.139-48, fev 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v7n12/v7n12a09.pdf> Acesso em 15 Jun. 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

BORGES, N. F. V.; NETA, M. da S.; BORGES, O. C. dos S.; ALVES, M. F. V.; BRITO, K. C. C. F. CONTRIBUIÇÕES DA EAD PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SEDUC/ TOCANTINS. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i1.39359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/39359. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Elicpibid - 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano