2° EDIÇÃO DO JORNAL: A VOZ DO CESC

Autores

  • Isa Moraes Mara Vilela de Moraes Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí
  • Heloíza Souza Mendes Mendes de Souza Universidade Federal de GoSouzaiás- Regional Jataí
  • Maria Correia Mayara Mendes Correia Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí
  • Mariza Rosa Almeida Almeida Rosa Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí
  • Vânia LIma Carmem Lima Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/10.5216

Palavras-chave:

Leitura, Produção textual, Jornal, Reescrita

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar o trabalho do projeto PIBID do curso de Letras Português da UFG- Regional Jataí na escola parceira, Colégio Estadual Serafim de Carvalho, e este corresponde à segunda edição do jornal, A voz do CESC. O objetivo deste foi desenvolver atividades para o aprimoramento da leitura e escrita, através dos gêneros discursivos, no suporte do jornal. Trabalhamos com uma metodologia interativa por meio de oficinascom leitura de jornal e produção textual, envolvendo o processo de reescrita.O ponto de partida foi promover uma ação em que o aluno pudesse “assumir-se como locutor”, conforme Bunzen (2006, p. 149). Mas, para isso, faz-se necessário que o aluno tivesse o que dizer; razões para dizer; ter para quem dizer; assumir-se como sujeito daquilo que diz; escolher estratégias de dizer, em consonância com o mesmo autor. Primeiramente, foi realizada a oficina com a estrutura e características do jornal. E, consequentemente, foram apresentados aos alunos os gêneros que compõem o jornal e proposto a eles a produção textual com os seguintes gêneros e respectivas turmas: reportagem e entrevista ao diretor para os alunos do ensino médio, tirinhas e classificados para os do ensino fundamental. Outros fizeram ainda poemas, caricaturas, receitas, crônicas, resenhas, cruzadinhas, jogo dos sete erros, piadas e entretenimento. Produzidos os textos, as bolsistas, juntamente com a coordenadora e supervisora, fizeram a leitura e revisão deles, selecionando alguns dos diferentes gêneros para comporem o jornal; os textos retornaram aos alunos para o trabalho de reescrita.No momento em que entregamos o jornal aos alunos,houve grande entusiasmo por parte deles ao folhear e ler o material produzido por eles. Além de se constituirnuma dinâmica diferente das aulas tradicionais, a construção do jornal proporcionou aos alunos maior segurança e interesse pela produção textual. A ação seguinte à edição do jornal foi a montagem do mural da escola para expor o trabalho realizado a toda a comunidade escolar como forma de motivação para a produção textual e valorização do seu potencial criativo.

 

ABSTRACT This article aims to present the work of PIBID project from Portuguese course of UFG – Campi Jataí along with the partner school, Colégio Estadual Serafim de Carvalho, and it corresponds to the second edition of the newspaper, A voz do CESC. The objective was to develop activities to improve reading and writing skills through genres, on the journal. We work with an interactive methodology through journal reading and textual production workshops, involving the process of rewriting. The starting point was to promote an action in which the student could "assume himself/herself as an announcer". Firstly, it was delivered a workshop dealing with structures and characteristics of a journal. And, accordingly, it was presented to the students genresthat make up the journal and proposed to them a text production with the following genres and groups: Reporting and interviewing the principal by high school students, strips and classified to the elementary school. Others have made poems, cartoons, recipes, chronicles, reviews, crosswords, seven errors game, jokes and entertainment.  The scholarship students produced the texts and, along with the coordinator and supervisor, read and revised them by selecting some of the different genres to compose the newspaper; the texts were returned to the students in order to be rewritten. At the moment we delivered the journal to the students, there was great enthusiasm on their part to flip through and read the material produced by them. Besides being a different dynamic from the traditional classes, the newspaper's building offered students greater security and interest in textual production.

Keywords: Reading; text production; newspaper/journal; rewriting.

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Publicado

2016-02-04

Como Citar

VILELA DE MORAES, I. M. M.; MENDES DE SOUZA, H. S. M.; MENDES CORREIA, M. C. M.; ALMEIDA ROSA, M. R. A.; LIMA, V. L. C. 2° EDIÇÃO DO JORNAL: A VOZ DO CESC. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/10.5216. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/37069. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Elicpibid - 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano