ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NA VISÃO DOS PROFESSORES-COLABORADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Paula Facco Mazzocato Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33056

Palavras-chave:

Educação Física. Formação de Professores. Formação Inicial. Estágio Curricular Supervisionado. Professor-colaborador.

Resumo

Este estudo objetivou analisar os aspectos positivos e negativos no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) III da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na visão dos professores-colaboradores (PC) da educação básica. Justificamos a realização desse estudo pela importância do PC do ECS na formação de futuros docentes de Educação Física, em especial no CEFD/UFSM. Caracterizamos a metodologia como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. As informações foram obtidas por meio de um questionário e as interpretações das respostas se deram por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e dois professores da educação básica que se prontificaram a ser professores-colaboradores do ECS III da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Constatamos que foram apontados oito aspectos positivos e dois negativos. Concluímos que estudar esses aspectos serviu para entendermos as facilidades e as dificuldades encontradas no desenvolvimento do ECS III, que auxiliaram no desempenho da função/papel dos PC e que contribuíram para a formação profissional dos estagiários.

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Biografia do Autor

Ana Paula Facco Mazzocato, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutorando em Ciências Médicas (UFSC); Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciado em Educação Física (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da UFSM, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da UFSM, Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM; Pesquisador Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

MAZZOCATO, Ana Paula Facco; KRUG, Rodrigo de Rosso; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; KRUG, Hugo Norberto. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NA VISÃO DOS PROFESSORES-COLABORADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.33056. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/33056. Acesso em: 28 fev. 2025.