RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM PIAGET E VYGOTSKY: O CONSTRUTIVISMO EM QUESTÃO

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Mariano Rodrigues Junqueira Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.32621

Palavras-chave:

Formação de Professores, Desenvolvimento, interacionismo e construtivismo

Resumo

Na formação continuada de professores e na sua prática pedagógica em sala de aula, identificam-se muitos aspectos conflitantes no que se refere à internalização dos elementos teóricos necessários para a adoção de uma postura construtivista. Os professores têm dificuldades de articular cognitivismo - interacionismo – construtivismo. Este trabalho tem como objetivo descortinar, a teoria construtivista que, por muito tempo, foi mal interpretada e indevidamente reportada para a prática dos educadores como um método de ensino. Embora, a teoria epistemológica genética não tenha sido desenvolvida com o intuito de fundamentar teoricamente os processos de ensino e aprendizagem na educação formal, é inegável que a Pedagogia, como um saber de fronteira, incorpore as ideias de Piaget sobre como o sujeito conhece, ou seja, que através da interação com o meio o sujeito constrói o conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos do Construtivismo, que englobam teóricos como Piaget e, o Pós-Construtivismo, como Vygotsky, dentre outros que corrobam com as reflexões desse tema. Constatou-se no interior da pesquisa que o Construtivismo surgiu para aplicar e explicar que a inteligência humana se desenvolve pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio, pois o indivíduo é capaz de construir e organizar seu próprio conhecimento. Desta forma acreditamos ter contribuído para a fundamentação do trabalho docente e no esclarecimento dos inúmeros equívocos do Construtivismo no Brasil, e para futuras e várias repercussões no campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Estudos Sociais (História e Geografia - Licenciatura de 1º Grau) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988) - Graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos(1997), com habilitações em Administração, Orientação Escolar - Complementação Pedagógica em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Alfredo Nasser (2010)Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari(2001) ,Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Educação São Luis - Jaboticabal (2001), Especialização em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia(2008), Especialização em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008) - Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Gestão Escolar, Ensino-Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Psicopedagogia, Estágio Supervisionado, Avaliação da Aprendizagem, Educação das Relações Étnico Raciais e Tutor a Educação a Distância pelo CEAD/UFU em cursos de extensão e especialização, Avaliador do MEC/INEP - BNI Docente da Educação Básica - Docente de Cursos de Especialização Lato Sensu na área da Educação - Uberlândia e Região Tutor de Educação a Distância - CEAD/Universidade Federal de Uberlândia. Professor Conteudista de Cursos de Especialização Lato Sensu na área da Educação - Uberlândia e Região Atualmente Pesquisador e supervisor : PIBID - Universidade Federal de Uberlândia/CAPES-MEC

Guilherme Saramago Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), Licenciatura em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Foi professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, supervisor escolar e diretor de escola. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e nos programas de pós-graduação acadêmico e profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, ensino fundamental, currículo, educação a distância e educação organizacional.

Adriana Mariano Rodrigues Junqueira, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade de Uberaba - MG ,  com especialização Lato Sensu em Psicopedagogia em Contextos Educacionais plea Faculdade Católica de Uberlândia (2003), Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena com Habilitações em Administração, Supervisão , Orientação Escolar e Matérias Pedagógicas do Segundo Grau pela Faculdade de Educação Cências e Letras de Ituverava - SP.(1982), Graduada em Educação Artistica com Habilitação em Artes Visuais, Música e Musicalização pela Faculdade Mozarteum de São Paulo - SP. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nas seguintes àreas: Formação de Professores, Gestão Escolar, Ensino e Aprendizagem, Currículo, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Exerce a Função de Pedagoga na Rede Municipal de Uberlândia,desde 2003, tendo sido Gestora Escolar no período de 2004 a 2013.Atualmente exerço a função de Assistente Pedagógica dos Cursos de Graduação em Engenharia Civil, Engeharia Ambiental e Engenharia de Produção na Universidade de Uberaba - Campus de Uberlândia. Atuou como Preceptora do curso de pedagogia em EAD da Universidade de Uberaba - Campus Uberlândia e atualmente como assistente pedagógica dos cursos de Direito e de Administração da Universidade de Uberaba - MG

Downloads

Publicado

2015-02-12

Como Citar

SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S.; JUNQUEIRA, A. M. R. RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM PIAGET E VYGOTSKY: O CONSTRUTIVISMO EM QUESTÃO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 10, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v10i2.32621. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/32621. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

PSICOLOGIA: Desafios e possibilidades sob uma perspectiva educacional [Dossiê de Psicologia]