PROTAGONISMO DOCENTE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Elza Costa Castilho UNIRONDON/CUIABÁ-MT
  • Cláudia Regina Paese UNIRONDON/CUIABÁ-MT

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.25200

Palavras-chave:

Protagonismo docente, Inovação na educação, Resistência.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar situações que detectam a resistência do docente à mudança progressista e a novas metodologias. A pesquisa foi feita com base em estudo bibliográfico e questionário aplicado aos professores. Constatou-se que alguns professores resistem à mudança progressista, por medo, comodismo, falta de capacitação, excesso de carga horária. Nesta perspectiva é preciso redefinir o papel do professor, para que não seja apenas um transmissor de informações e sim um profissional atuante capaz de modificar opiniões

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Biografia do Autor

Elza Costa Castilho, UNIRONDON/CUIABÁ-MT

Possui graduação em Pedagogia Plena pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação (1986), graduação em Curso de Licenciatura Plena em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e mestrado em Master en Ciencias de la Educación - Universidad Central Marta Abreu de Las Villas (2001). Atualmente é professora de Ciências Sociais e Humanidade nos cursos graduação em Administração e Ciências Contábeis da UNIRONDON, e também leciona Filosofia da Educação e Planejamento Currículo e Avaliação em cursos de Pós-graduação

Cláudia Regina Paese, UNIRONDON/CUIABÁ-MT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e mestrado em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Tem experiência na docência  no ensino superior nas áreas de Educação e Ciências Sociais,  com ênfase em Política Social. A área de interesse contempla estudos e análises de políticas públicas sociais e a relação Estado e Sociedade.


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Publicado

2013-08-03

Como Citar

CASTILHO, Elza Costa; PAESE, Cláudia Regina. PROTAGONISMO DOCENTE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.25200. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/25200. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres