DIAGNOSTICO DA EDUCACAO AMBIENTAL E GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Elisa Regina da Cruz Universidade Federal de Goias Campus Jatai Go
  • Drª Zilda Fátima Mariano Universidade Federal de Goiás Câmpus Jataí-GO
  • Jane Karla Alves Cardoso Universidade Federal de Goiás Câmpus Jataí-GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v1i14.22487

Palavras-chave:

termo 1 Educação Ambiental, termo 2 Meio Ambiente, termo 3 Ensino de Geografia

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o nível de conhecimento dos alunos sobre Educação Ambiental (EA), no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira e imediações, em Jataí-GO, analisando a integração entre as questões ambientais no processo de ensino, nas aulas de geografia. A pesquisa foi desenvolvida com a turma do 3º ano do 6º período C, do ensino médio noturno. O embasamento teórico da pesquisa discute sobre a EA, com a finalidade de compreender como surgiu a EA. Sendo assim, as primeiras conferências mundiais iniciaram durante a década de 70, para propor medidas e orientar a humanidades, a resolver os problemas ambientais, consequentes das explorações dos recursos naturais e destruição do meio ambiente. Essa pesquisa teve como método qualitativo, onde procurou descobrir por meio de observações, se o ambiente escolar inclui a EA nas aulas de Geografia. Analisando os dados por meio dos questionários percebe-se que os alunos possuem um conhecimento sobre EA. Em razão disso, para 8 alunos é uma forma de conscientização, 7 alunos afirmaram que ensina a cuidar do meio ambiente e 2 alunos apontaram que é manter o ambiente limpo. Em relação à prática de EA com a Geografia, 7 alunos responderam que sim, 7 alunos não e 3 alunos não soube responder. A EA pode servir como um instrumento para provocar mudanças nos alunos, em relação aos hábitos e assumir novas atitudes. Porém, deve ser lembrado que é um processo permanente. A EA necessita de tempo, para obter melhores resultados em relação à mudança de atitudes diante das questões ambientais. Para isso, a EA tem que ser trabalhada em todos os níveis de ensino, contribuindo para formação de alunos que se preocupa com a preservação do meio ambiente.

 

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Biografia do Autor

Elisa Regina da Cruz, Universidade Federal de Goias Campus Jatai Go

Atualmente é aluna da graduação do curso de Geografia Licenciatura,  com experiência na educação básica. Cursando Libras nivel I pela Secretaria de Educação do Município de Jataí-GO. Integrante do PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, participa desde agosto de 2012.

Drª Zilda Fátima Mariano, Universidade Federal de Goiás Câmpus Jataí-GO

Professora titular na graduação e na pós-graduação da Universidade Federal de Goiás Câmpus Jataí-GO

Jane Karla Alves Cardoso, Universidade Federal de Goiás Câmpus Jataí-GO

Atualmente é aluna da graduação do curso de Ciências Biológica modalidade Licenciatua da Universidade Federal de Goiás Câmpus Jataí-GO, participa de atividades no Laboratório Herbário no Programa de Bolsa Permanência.

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Publicado

2013-08-03

Como Citar

CRUZ, Elisa Regina da; MARIANO, Drª Zilda Fátima; CARDOSO, Jane Karla Alves. DIAGNOSTICO DA EDUCACAO AMBIENTAL E GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 9, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rir.v1i14.22487. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/22487. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres