Textos escritos por surdos em mensagens no aplicativo Whatsapp: organização de sentidos e perspectivas de ensino de português escrito como segunda língua
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v7.74169Resumo
O presente texto trata de um estudo sobre mensagens escritas em português e enviadas pelo aplicativo WhatsApp por surdos adultos bilíngues, usuários da língua brasileira de sinais – Libras, como primeira língua (L1) e de língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua (L2). A finalidade do trabalho é analisar a produção escrita desses surdos com foco em como estão organizados os sentidos em torno das mensagens, observando as estratégias utilizadas pelos usuários para a construção dos textos. Além disso, busca-se discutir os dados deste estudo aplicados no ensino de português escrito como L2, no sentido de subsidiar o ensino dessa língua a pessoas surdas. Foram selecionados textos de sujeitos surdos com os quais os autores têm constante contato, nos quais são discutidos os mais variados assuntos, englobando questões relacionadas a trabalho, estudo, lazer entre outros. Após a análise do corpus, observaram-se formas específicas de uso do português não preconizadas pelo padrão normativo escrito dessa língua e interferências estruturais da Libras. Assim, conclui-se que os significados dos textos, embora alguns aspectos configuracionais da escrita não se adequem à norma padrão da língua portuguesa, se constroem para formar sentidos e para expressar compreensão de mundo própria; essa perspectiva, de alguma forma, pode subsidiar o ensino de português escrito como L2 a pessoas surdas.
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