O ensino de libras nos cursos de formação de professores: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v3i1.53145Palavras-chave:
Surdo. Libras. Ensino. Formação de Professores.Resumo
O ensino de Libras nos cursos de formação de professores é obrigatório, conforme estabelecido pela Legislação brasileira. Contudo, ainda há discussões sobre os conteúdos e a carga horária dessas disciplinas. O objetivo deste trabalho é expor algumas reflexões sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de Licenciatura. As considerações aqui apresentadas são fruto de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo e encontram-se dispostas em duas seções “A Libras como disciplina obrigatória: desafios encontrados” e “Libras nas Licenciaturas: vislumbrando possibilidades”. Nossas considerações finais não pretendem esgotar o tema, tampouco temos a intenção de apontar um único caminho. O intento deste trabalho é, antes de tudo, contribuir para o crescimento qualitativo do processo em questão, alertando para a necessidade de ampliação do debate a respeito do tema.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. J. F. de; VITALIANO, C. R.. A Disciplina de Libras na Formação Inicial de Pedagogos: Experiência dos Graduandos. 2012. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2429/582 Acesso em: 07 out. 2014.
BENASSI, C. A; DUARTE, A. S.; PADILHA, S. J.. “Libras no ensino superior: sessenta horas para aprender a língua ou para saber que ela existe e/ou como se estrutura”. Norteamentos. Revista de estudos linguísticos e literários da UNEMAT, v 5, n 10, p. 45-59. 2012.
BOTELHO, Paula. Linguagem e Letramento na educação dos surdos. Belo Horizonte:
Autêntica, 2002.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 24 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 15 fev. 2014.
________. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Brasília, DF, dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2005/decreto /d5626.htm Acesso em: 22 dez. 2002.
CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; SANTOS, Lara Ferreira dos. Ensino de LIBRAS para futuros professores da educação básica. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (Org.) Tenho um aluno surdo, e agora?: Introdução à LIBRAS e educação de surdos. São Carlos: EdUFCSCar, 2013. Cap. 14, p. 237-250.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GOLDFELD, Márcia. A criança surda: Linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. 2. ed. São Paulo: Plexus, 2002.
KENSKY, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MORAES, Moema Gomes. O perfil dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás. In: TOSCHI, MirzaSeabra (Org). Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem: múltiplas visões. UEG, Anápolis: 2013.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Ver. e atual. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PAIVA, G. X. P.. Português para surdos: uma via de mão dupla [manuscrito] / Gláucia Xavier dos Santos Paiva. - 2014. 105 f. :Il80
PUC. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras. Disponível em:<http://sites.pucgoias.edu.br/home/wp-content/uploads/2013/10/Letras.pdf>Acesso em: 13 nov. 2014.
SCARTON, Gilberto. Guia de produção textual: assim é que se escreve... . Porto Alegre: PUCRS, FALE/GWEB/PROGRAD, 2002. Disponível em: http://www.pucrs.br/gpt. Acesso em: 13 nov. 2014
UFG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras. Disponível em: <https://www.letras.ufg.br/n/2097-matriz-curricular>Acesso em: 13 nov. 2014.
UFMT. Matriz curricular do Curso de licenciatura em Letras: habilitação em Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas. Disponível em:http://www.ufmt.br/ufmt/site/ensino/graduacao/Cuiaba. Acesso em: 13 nov. 2014
UNIRITTER. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Inglês. Disponível em: www.uniritter.edu.br/graduacao/letras/ingles/index.php?secao=ementas. Acesso em: 13 nov. 2014.
UFMG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Inglês. Disponível em:› http://grad.letras.ufmg.br/arquivos.Acesso em: 13 nov. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.