Educação dos surdos no Brasil: um percurso histórico e novas perspectivas

Autores

  • Quintino Martins de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT), Patriocinio, Araguaína
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v2i2.50544

Palavras-chave:

Educação de surdos. Interação. Processo de aprendizagem.

Resumo

Este artigo discute algumas questões teóricas de bilinguismo (BAKER, 2004; GROSJEAN, 1982; MYERS-SCOTTON, 2006), tendo como foco a educação de surdos no Brasil (FELIPE, 2006; FERNANDES, 1990; LACERDA; LODI, 2009; QUADROS, 2012) e suas implicações na constituição do sujeito surdo. As reflexões sobre as questões linguísticas dentro do espaço escolar têm mostrado uma tendência bilíngue para a educação de surdos. Esse método pedagógico considera a língua brasileira de sinais (libras) como língua de instrução, e o ensino da língua portuguesa, como segunda língua, na modalidade escrita. Os estudos revisados neste artigo revelam que é necessária uma reflexão sobre o processo de inclusão dos alunos surdos na escola e que esta não pode ser ancorada simplesmente na inserção desses alunos com os alunos ouvintes em salas regulares, conforme presenciamos hoje nas escolas públicas (FELIPE, 2006). São necessárias mudanças na estrutura escolar, no que diz respeito à validação dos direitos linguísticos dos surdos, uma vez que as relações didático-pedagógicas consideram as peculiaridades das diferentes modalidades de ambas as línguas, bem como a relação entre língua, cultura, identidade do surdo e interação, fatores fundamentais em seu desenvolvimento escolar e social.

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Biografia do Autor

Quintino Martins de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Patriocinio, Araguaína

Professor de Libras da Universidade Federal do Tocantins. Mestrando em Letras e Linguística na Universidade Federal de Goiás

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). É Professor Associado 3 de Língua Inglesa da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: correção com os pares, aprendizagem colaborativa, inglês, avaliação, erro e correção, crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas. Tem vasta publicação nessas áreas, em forma de artigos em periódicos especializados e em capítulos de livros. É autor de "Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas" e de "Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira". Organizou os livros "A aprendizagem colaborativa de línguas" e "Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Princípios e Práticas". Juntamente com Maria Cristina Pimentel Campos, da UFV, organizou os livros "Culture and arts in Brazil and in the United States: a bridge of multifaceted languages" e "Intercultural and interdisciplinary studies: pursuits in higher education". Atualmente, é o Diretor da Faculdade de Letras da UFG. Em 1992, foi um dos integrantes da delegação brasileira no programa The Ship for World Youth, patrocinado pelo governo japonês, experiência que lhe possibilitou conhecer o Japão, Estados Unidos, México e Venezuela. De 2006 a 2010, foi o coordenador da UFG no programa INICIATIVA EM ARTES E CULTURA BRASIL-ESTADOS UNIDOS, patrocinado pela CAPES/FIPSE, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e duas instituições americanas: University of Montevallo e Gadsden State Community College, ambas no estado do Alabama. Coordenada, desde 2012, o Programa de Licenciatura Internacional entre a UFG e a universidade de Coimbra. Atualmente, é o Diretor da Faculdade de Letras da UFG.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, Q. M. de; FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Educação dos surdos no Brasil: um percurso histórico e novas perspectivas. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 174–197, 2017. DOI: 10.5216/rs.v2i2.50544. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/50544. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos