Spatial Analysis for Identification of Place for Development of a Logistic Cluster from Geoeconomic Variables for the State of Goiás/Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v7.81191

Keywords:

Cluster Logístico. Potencialidade Locacional. Análise Espacial.

Abstract

Growth poles are the reference for urban growth in cities, and their classical definition refers to the growth of a region driven by a leading industry. This concept can be used to explain the geographic concentrations of industries, also known as productive agglomerations. An example of these is a logistics cluster, which is a group of companies within the same supply chain that stands out for favoring businesses that require intensive logistics. Thus, the present study aimed to develop a spatial analysis to identify a logistics cluster based on geo-economic variables for the State of Goiás, Brazil. The proposed methodology was based on Weber's Industrial Location Theory and the Geographic Accessibility Index, implemented in a Geographic Information System (GIS). Using this methodology, the study identified the municipality of Trindade, located in the Metropolitan Region of Goiânia, as the best location for a logistics cluster applied to the tomato production chain.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mateus Silva das Neves, Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, smateus@discente.ufg.br

Possui graduação em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Goiás (2022) e atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade na UFG. Tem interesse nas áreas de Logística e Planejamento de Transportes, com ênfase a estudos relacionados a mobilidade urbana, transporte não-motorizado, transporte coletivo, aglomerações produtivas, cluster logístico e localização industrial.

Cristiano Farias Almeida, Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasill, cristianofarias@ufg.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2001), doutorado em Transportes pelo Nagoya Institute of Technology no Japão e pela Universidade de Brasília (2008), e dois Pós-Doutorado em Desenvolvimento de Cluster Logístico pela Université de Liège na Bélgica em 2020 e 2024. Atualmente é Professor Associado, Classe D, Nível 3 da Universidade Federal de Goiás. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (FAV/UFG), do qual foi Vice-Coordenador entre 2020-2023. Exerceu a função de Diretor de Acordos e Redes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) entre 2022 e 2024. É ex-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É ex-bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho). É ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É ex-bolsista do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI). É atualmente Embaixador do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI) no Brasil. Elaborou o projeto de implantação do primeiro curso de Engenharia de Transportes Bacharelado da Universidade Federal de Goiás, do qual desempenhou função de Coordenador entre 2015-2018 e 2021-2022. Foi membro da Comissão de Implantação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte ativo, transporte rodoviário semiurbano de passageiros, modelagem de redes de transportes, planejamento de transportes e desenvolvimento econômico regional, planejamento, gestão e controle dos transportes, análise espacial aplicada ao planejamento dos transportes, geografia dos transportes, cluster e plataforma logística. 

Alex Mota dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, Bahia, Brasil, alex.geotecnologias@gmail.com

Sou professor universitário, extensionista e pesquisador. Me graduei em Sensoriamento Remoto (CEFET/GO), fiz complementação em Geografia (Claretiano), mestrado (UFG) e doutorado (UFPR) em Geografia. Realizo ações continuadas de extensão universitária para alfabetização em ciência. Na pesquisa, ao nível da Iniciação científica, do mestrado (PPGTGS/IFG e PPG-Biossistemas) e do doutorado (PPG-Biossistemas/UFSB), aplico modelagem ambiental e aprendizado de máquina para compreender processos físicos e socioeconômicos que ocorrem na superfície terrestre. Criei e coordeno o Projeto de Extensão Geotecnologias no YouTube. Atualmente sou coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biossistemas (PPGBio/UFSB), doutorado e mestrado. 

References

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre, RS: Boockman, 2006.

BATALHA, M. O; SILVA, A. L. Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definições, especificidades e correntes metodológicas. In: ______ (Coord.). Gestão Agroindustrial. 3. ed., v. 1. São Paulo: Atlas, 2007. 770 p. p. 1-62.

BEGNINI, S.; CARVALHO, C. E. Identificação de clusters industriais: um estudo quantitativo no estado de Santa Catarina. INTERAÇÕES, Campo Grande, v. 22, p. 489-512, Abr./Jul. 2021.

BESHIRA–SHAQIRI, A. Management Information System and Decision-Making. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, 2014, Vol. 3, n. 2, p. 19-23.

BOURDIEU, P. The social space and the genesis of groups. Theory and Society, v. 14, nº 6, p. 723-744, 1985.

BOWLES, S.; GINTIS, H. Social Capital and the Community Governance. The Economic Journal, v. 112, nº 483, p. F419-F436, 2002.

CARNEIRO, C. L. B.; ZORZAL, E. J.; SANTOS, G. P.; BASTOS, M. M. M. A redução dos custos no uso de arranjos produtivos locais na gestão competitiva da logística de suprimentos. Estudo de caso no APL Leite & Sol da cadeia produtiva do leite no estado do Ceará. Revista produção online. Florianópolis, 2007, v. 7, n. edição especial.

COLEMAN, J. S. Social Capital in the Creation of Human Capital. The American Journal of Sociology, v. 94, Supplement, p. S95-S120, 1988.

COSTA, F. G.; CAIXETA FILHO, J. V. Análise das perdas na comercialização de tomate: um estudo de caso. Informações Econômicas, 1996, vol. 26, n. 12, p. 9-26.

DAVIS, C. Geometria Computacional para Sistemas de Informação Geográfica. Livro digital. 2014.

FORD, A. C.; BARR, S. L.; DAWSON, R. J.; JAMES, P. Transport Accessibility Analysis Using GIS: Assessing Sustainable Transport in London. International Journal of Geo-Information, 2015, vol. 4, n. 1, p. 124-149.

GURGEL, A. C. Políticas públicas em espaços organizados: uma análise comparativa dos fatores de competitividade dos distritos industriais do Estado do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) – Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

HAINING, R. P. Spatial data analysis: theory and practice. Cambridge university press. 2003.

INPE. Análise Espacial de Dados Geográficos. 3.edição. São José dos Campos: INPE, 2003.

JACOBS, J. The economy of cities. New York: Vintage Books, 1969.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades–3ª. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

JUOZAPAITIS, M.; PALSAITIS, R. Feasibility analysis of establishing logistics clusters in lithuania. Procedia Engineering, 2017, nº 178, p. 131-136.

KREMPI, A. P. Explorando recursos de Estatística Espacial a para Análise da Acessibilidade da Cidade de Bauru. 2004. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Departamento de Transportes, Escola de Engenharia de São Carlos-USP, 2004.

KRUGMAN, P. R.; OBSTFELD, M.; MELITZ, M. Economias externas de escala e localização internacional da produção. In: ______. (Org.). Economia Internacional. Pearson, 2015.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

LEITE, P. S. Governança corporativa de aglomerados produtivos: um meio para o desenvolvimento. 2023. 106p. Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2023.

LUNDVALL, B. A. Innovation as an interactive process: from user-producer interaction to national systems of innovation. In ______ . The Learning Economy and the Economics Hope. 2016, p. 61 - 81.

MARSHALL, A. Principles of Economics: An introductory volume. Londres: Macmillan, 1920.

MOURA-ANDRADE, G. C. R; OETTERER, M.; TORNISIELO, V. L. O tomate como alimento-cadeia produtiva e resíduos de agrotóxicos. Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, p. 57 – 66, 2010, 20.

MUNOZ, D.; RIVERA, M. L. Development of Panama as a logistics hub and the impact on Latin America. PhD Thesis directed by Edgar Blanco. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 2010. 86 p.

OCDE. Princípios de Governo das Sociedades do G20 e da OCDE. OECD Publishing, 2016.

PANERAI, P. Análise Urbana. Brasília: Editora UNB, 2014.

PINTO, M. P. P.; SALES, L. B.; OLIVEIRA, A. M.; MOREIRA, C. S.; ALMEIDA, C. A. S. CONDIÇÕES DA DEMANDA E DE FATORES À LUZ DO MODELO DO DIAMANTE DE PORTER: UM ESTUDO MULTICASO EM ORGANIZAÇÕES EXPORTADORAS DO SEGMENTO MELOEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios. v. 13, n. 3, Set./Dez. 2021.

PORTER, M. E. Competitive advantage, agglomeration economies, and regional policy. International regional science review, 1996, 19.1-2: 85-90.

PORTER, M. E. Competitive strategy: Techniques for analyzing industries and competitors. Simon and Schuster, 2008.

RAMOS, F. R. Análise espacial de estruturas intraurbanas: O caso de São Paulo. 2002. 141 f. Dissertação de Mestrado em Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2002.

RAMOS, R.A.R. Localização Industrial: Um modelo espacial para o Noroeste de Portugal. 2000. 323 p. Tese Doutorado em Engenharia Civil dirigida por José Fernando Gomes Mendes. Braga: Universidade do Minho, 2000.

RIBEIRO, P. C. C; FERREIRA, K. A. Logística e transportes: uma discussão sobre os modais de transporte e o panorama brasileiro. In: XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002, Curitiba. Anais XXII ENEGEP. Curitiba: ABEPRO, 2002, n. 32.

RODRIGUE, J. P.; COMTOIS, C; SLACK, B. The Geography of Transport Systems, Hofstra University, Department of Global Studies & Geography. 2013.

SANTOS, A. M.; ALMEIDA, C. F.; NUNES, F. G. Acessibilidade geográfica, transportes e integração dos polos de desenvolvimento da área de cultivo com soja na Amazônia brasileira. Anais do XIX SISMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO. São José dos Campos: INPE, 2019, p. 375-378.

SOUSA, M. L.; PACHECO, R. A. A influência da Rodovia Belém-Brasília no processo de desenvolvimento das cidades do Centro-Norte de Goiás. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças – MT, v. 3, n. 2, 2013.

SILVA JUNIOR, A. R; RIBEIRO, W. M; NASCIMENTO, A. R; SOUZA, C. B. Cultivo do tomate industrial no estado de Goiás: evolução das áreas de plantio e produção. Conjuntura Econômica Goiana, Goiânia, n. 34, p. 97-109, set. 2015.

SHEFFI, Y. Logistics cluster: delivering value and driving growth. Cambridge: The MIT Press. 2012, 356 p.

SHEFFI, Y. Logistics-intensive clusters: global competitiveness and regional growth. In: BOOKBINDER, J. H. Handbook of global logistics. New York: Springer, 2013, p. 463-500.

VASCONCELLOS, E. A. Mobilidade Urbana e Cidadania. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2018.

WU, Jingfei. Research on the Agglomeration of Jiangsu Electromechanical Industry Based on the Method of Order Relation Analysis. In: E3S Web of Conferences. EDP Sciences, 2020. p. 01024.

Published

2025-05-27

How to Cite

SILVA DAS NEVES, Mateus; ALMEIDA, Cristiano Farias; SANTOS, Alex Mota dos. Spatial Analysis for Identification of Place for Development of a Logistic Cluster from Geoeconomic Variables for the State of Goiás/Brasil. Jatobá Journal, Goiânia, v. 7, 2025. DOI: 10.5216/revjat.v7.81191. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/81191. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Regular Articles