Tecnologias de código aberto para registro fotogramétrico do patrimônio arquitetônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v5.76955

Palavras-chave:

Patrimônio arquitetônico. Registro. Tecnologia. Código aberto

Resumo

Nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico instituiu novas ferramentas para o registro do patrimônio arquitetônico, sendo a fotogrametria uma delas. Concomitantemente, ampliaram-se as iniciativas para produção de tecnologias de código aberto, isto é, softwares cujo código-fonte está disponível para acesso remoto, acessível para estudo e modificação e disponível para redistribuição a outros. Este artigo, portanto, aborda o tema da preservação do patrimônio arquitetônico, sob a ótica das tecnologias de código aberto para seu registro fotogramétrico. A pesquisa teve como hipótese que existem softwares de código aberto para realizar o registro fotogramétrico de edificações reconhecidas como patrimônio arquitetônico. Logo, o objetivo da pesquisa foi identificar softwares para o registro fotogramétrico de código aberto. O procedimento metodológico adotado envolveu pesquisas bibliográficas sobre a técnica de fotogrametria aplicada à preservação do patrimônio arquitetônico e sobre as tecnologias fotogramétricas de código aberto.  Como resultado principal deste estudo foram identificados oito softwares de código aberto para o registro fotogramétrico, com destaque aos sistemas VisualSMF, Meshlab, Regard 3D e COLMAP, pois verificamos casos em que estes programas foram utilizados para efetuar registros por fotogrametria de edifícios históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Cavalcanti Garcia, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, vitor_garcia@discente.ufg.br

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013). Atualmente é sócio e responsável técnico da Construtora Biapó Ltda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em elaboração de projetos e execução de obras para preservação do patrimônio cultural edificado.

Juan Carlos Guillen Salas, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, juanguillen@ufg.br

Doutor em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília, Brasília DF - Brasil. TESE: Biomimética - Fabricação Digital - Fabricação Robótica - Envoltórias Arquitetônicas. Projetação e Fabricação de Pavilhão Biomimético de Forma Complexa, Celular e Responsivo com Tecnologias Digitais e Robótica em Brasília - DF. CUM LAUDE. Estágio de pesquisa na Escuela Técnica Superior en Arquitectura de la Universidad Politécnica de Madrid, Madri, Espanha. Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (São Carlos-São Paulo), Estudos de Especialização em Contaminação e Gestão Ambiental na Universidad Nacional de San Agustín (Arequipa-Perú), Arquiteto e Urbanista pela Universidad Nacional de San Agustín (Arequipa-Perú) e pela Universidade de Brasília (Revalidação), Área de pesquisa: Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. Linhas de pesquisa: Tecnologia de Produção do Ambiente Construído - Modelagem Paramétrica, Fabricação Digital e Customização em Massa, Biomimética, Fotogrametria Arquitetônica Digital, Fotogrametria Arquitetônica Digital com Drone, Escaneamento 3D, Desenho Paramétrico, Desenho Algorítmico-Generativo, Simulação Computacional, Prototipagem Rápida, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Dispositivos Responsivos, Origami na Arquitetura, Plataforma Arduino, Fabricação Digital. Pesquisador do Laboratório de Fabricação Digital e Customização em Massa da LFDC da FAU/UnB. Membro Grupo de Pesquisa/CNPq: LFDC - Laboratório de Fabricação Digital e Customização em Massa. Membro do Comité Científico: Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital - SIGRADI. Representante/Coordenador Oficial: Urban Sketchers Brasília. Páginas no Facebook: Juan Guillén-Fabricação Digital-Brasília DF, Juan Guillén-Fotogrametria Arquitetônica-Drone-Brasília DF, Juan Guillén-Simulação Computacional-Brasília DF, Juan Guillén-Fotografia de Arquitetura- Brasília DF, Juan Guillén-Urban Sketch-Brasília DF, Urban Sketchers Brasília USK BsB. Atividade Atual: Docente no Curso de Design de Ambientes na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Eline Maria Mora Pereira Caixeta, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, eline.caixeta@ufg.br

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (1986), especialização em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (1991) e doutorado em História da Arquitetura e da Cidade pela Universitat Politecnica de Catalunya (ETSAB, UPC, 2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Goiás ? Faculdade de Artes Visuais, Onde atua no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade. Participa do Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (NAMA) (2016-), do Comitê Internacional para Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno (DOCOMOMO) (2020-), do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL) (2021-) e da Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (REIA) (2022-). Colaborou na implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, com a criação do Núcleo de Pesquisa INOVE e do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo - LAU, assim como para a criação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu PROJETO e CIDADE, da mesma Universidade. Atuou como representante da grande área de Ciências Sociais Aplicadas junto ao Comitê Assessor de Pesquisa ? COAP/UCG (2008) e membro do Comitê Interno de Iniciação Científica/CNPq - PRPPG/UFG (2011-2013). Coordenou projetos de extensão em parceria com o IPHAN, a Universidade Estadual de Goiás e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com foco na preservação do patrimônio urbano e arquitetônico em Goiás. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arquitetura e do urbanismo moderno, cultura arquitetônica e suas relações com o projeto, a construção e a apropriação do espaço edificado e urbano (séculos XIX, XX e XXI), arquitetura brasileira, patrimônio histórico e cultural, paisagem e morfologia urbana.

Referências

ANDRADE JÚNIOR, N. V. de. Patrimônio arquitetônico. In: CARVALO, A.; MENEGUELLO, C. (orgs.). Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. 1ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2020, p. 39-42.

ARRUDA, A. K. T. de. Preservação e gestão do patrimônio construído: a contribuição do Heritage Information System. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura Urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: https://ppgau.ufba.br/sites/ppgau.ufba.br/files/tese_completa_impressaofinal_anna_karla.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.

BASTIAN, A. V. Citygml e fotogrametria digital na documentação arquitetônica: potencialdiades e limitações. In: Encontro brasileiro de tecnologia de informação e comunicação na construção, 7, 2015, Recife. Anais eletrônicos [...] Porto Alegre: ANTAC, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283568423_CITYGML_E_FOTOGRAMETRIA_DIGITAL_NA_DOCUMENTACAO_ARQUITETONICA_POTENCIALDIADES_E_LIMITACOES. Acesso em: 31 dez. 2022.

CANUTO, C. L.; MOURA, L. R. de; SALGADO, M. S. Tecnologias digitais e preservação do patrimônio arquitetônico: explorando alternativas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 7, n. 4, 2016, p. 252-264 Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8647456. Acesso em: 31 dez. 2022.

CARVALHO, L.; GOMES, O.; PARREIRAS, F. Características da adoção de software de código aberto: Um estudo sobre o setor de tecnologia da informação de Minas Gerais. In: Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. SBC, 2015. p. 371-378. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi/article/view/5839/5737. Acesso em: 23 jan. 2023.

CHARLEAUX, L. Open Source: o que é e como funciona. Tecmundo, 11 abr. 2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/software/215130-open-source-funciona.htm#:~:text=Os%20programas%20com%20c%C3%B3digo%20aberto%20n%C3%A3o%20est%C3%A3o%20livres%20de%20falhas,que%20podem%20prejudicar%20a%20experi%C3%AAncia. Acesso em: 20 ago. 2023.

DUARTE, D.; GONÇALVES, G. Produção automática de ortofotos em áreas urbanas utilizando veículos aéreos não tripulados e software de código aberto. Atas das Jornadas Lusófonas de Ciências e Tecnologias da Informação Geográfica, Coimbra, v. 11, p. 705-722, 2014. Disponível em: http://www.mat.uc.pt/~gil/downloads/ProducaoAutomaticaOrtos.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

GONÇALVES, J. R. O patrimônio como categoria de pensamento. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. (Orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A. 2003, p. 21-29.

GROETELAARS, N. J.; AMORIM, Arivaldo L. A Fotogrametria digital na documentação do Patrimônio Arquitetônico. Fórum patrimônio: ambiente construído e patrimônio sustentável, v. 2, n. 2, 2008, p. 92-105. Disponível em: https://www.academia.edu/50469263/A_Fotogrametria_Digital_Na_Documenta%C3%A7%C3%A3o_Do_Patrim%C3%B4nio_Arquitet%C3%B4nico. Acesso em: 31 dez. 2022.

GUILLEN SALAS, J. C.; KALLAS, L. M. E.; SILVA, N. F. Registro documental com tecnologias digitais não convencionais na arquitetura: o estudo de caso do Museu da Cidade de Brasília /DF. RCT - Revista de Ciência e Tecnologia. Edicção Especial, 2021. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rct/article/view/7015. Acesso em: 08 fev. 2023.

KÜHL, B. M. História e ética na conservação e na restauração de monumentos históricos . Revista CPC, [S. l.], n. 1, p. 16-40, 2006. DOI: 10.11606/issn.1980-4466.v0i1p16-40. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15579. Acesso em: 20 ago. 2023.

OLIVEIRA, M.; GUIMARÃES, P.; HARRIS, A. Sistematização de método para modelagem tridimensional de patrimônio arquitetônico mediada pelo software Autodesk 123D Catch. In: Projetar, 7, 2015, Natal. Anais eletrônicos [...] Natal: Projetar, 2015, p. 1-10. Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1149. Acesso em: 31 dez. 2022.

OTERO-PAILOS, J; LANGDALEN, E; ARRHENIUS, T. Experimental preservation. 1ª ed. Zurique: Lars Müller Publishers, 2016.

RAHAMAN, H.; CHAMPION, E. To 3D or not 3D: Choosing a photogrammetry workflow for cultural heritage groups. Heritage, v. 2, n. 3, p. 1835-1851, 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2571-9408/2/3/112. Acesso em: 08 fev. 2023.

RODRIGUES, R. L.; AGOSTINHO, C. J. Documentação digital do patrimônio arquitetônico: a igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Coqueiro Seco/AL. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 15, n. 1, p. 26-41, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/152125. Acesso em: 31 dez. 2022.

SCACCHI, W. Free/open source software development: recent research results and emerging opportunities. Advances in computers, v. 69, p. 459-468, 2007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0065245806690050. Acesso em: 31 dez. 2022.

SOSTER, S. S.; FERRARI, F.. Documentação digital do patrimônio arquitetônico: Antiga Estação Ferroviária de São Carlos-SP. Revista de Ciência e Tecnologia, 2021. Disponível em: http://revista.ufrr.br/rct/article/view/7021. Acesso em: 31 dez. 2022.

TOLENTINO, M. M. A.; FEITOSA, B. B. L. A utilização de tecnologias digitais na documentação do patrimônio arquitetônico. In: Arqdoc: informação e conhecimento para preservação, 3, 2014, João Pessoa. Anais eletrônicos [...] João Pessoa: Arqdoc, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/55506402/A_Utiliza%C3%A7%C3%A3o_De_Tecnologias_Digitais_Na_Documenta%C3%A7%C3%A3o_Do_Patrim%C3%B4nio_Arquitet%C3%B4nico. Acesso em: 31 dez. 2022.

YANAGA, S. S. Fotogrametria digital à curta distância na documentação do patrimônio arquitetônico - estudo de caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88335. Acesso em: 31 dez. 2022.

CARD

Downloads

Publicado

2023-08-20

Como Citar

GARCIA, V. C.; GUILLEN SALAS, J. C.; CAIXETA, E. M. M. P. Tecnologias de código aberto para registro fotogramétrico do patrimônio arquitetônico. Revista Jatobá, Goiânia, v. 5, 2023. DOI: 10.5216/revjat.v5.76955. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/76955. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres