Alternativas Projetivas Sustentáveis para intervenções temporárias em ruínas históricas em Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v5.76519Palavras-chave:
Elementos sustentáveis, Reabilitação, Ruínas residenciaisResumo
Este trabalho é um construto que delineia uma forma de levantamento que se utiliza de caminhadas para encontrar os edifícios em ruínas com valor histórico a serem estudados, a partir de registros fotográficos e análise técnica capaz de dar suporte para intervenções temporárias que tenham como pilar a sustentabilidade. Nas ações projetuais optamos por utilizar pneus inservíveis como agregado para a confecção de elementos pré-moldados, que seriam essenciais para restituir integridade física às ruínas históricas. Em outra fase, contaríamos com a ideia de participação na autoconstrução; uma alternativa viável para sua implementação, aproximando um sentido humano de uma base técnico-científica. De tal sorte, os populações em situação de vulnerabilidade social que habitam esses espaços em desuso poderiam participar do processo de intervenção temporária e compreender a importância de preservar a história da cidade.
Downloads
Referências
AGOPYAN, Vahan Agopyan; JOHN, Vanderley M. O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2011. 144 p. v. 5. ISBN 9788521206101.
CARERI, F. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
FERRARA, L. D. Significados urbanos. São Paulo: Edusp, 2000.
FIORIN, E. Caminhar como estrangeiro em terras de descobrimento. São Paulo, Anap, 2020.
FOUCAULT, M. De Outros Espaços. Architecture, Movement, Continuité. Paris, 1984.
MONTANER, Josep Maria. A Condição Contemporânea da Arquitetura. São Paulo, Gustavo Gili, 2016.
RODRIGUES, Mara Regina Pagliuso. Caracterização e utilização do resíduo da borracha de pneus inservíveis em compósitos aplicáveis na construção civil. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. doi:10.11606/T.18.2008.tde-17112008-104700. Acesso em: 2023-03-16.
ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo, Hucitec, 1994.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 1996.
SOBRINO SIMAL, Julian. Proyecto Guía del Paisaje Histórico Urbano. Sevilla, IAPH, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Jatobá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.