Paisagem e Cosmogonia no México Antigo
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v5.76109Palavras-chave:
Sacralidad, Paisaje, Historia, Patrimonio culturalResumo
Propôs-se fazer um passeio específico pela história do México a partir dos acontecimentos que mudaram sua paisagem. Portanto, a pesquisa histórica foi a força motriz. Natureza, visão de mundo e cultura formaram a tríade que ajudou a compreender o México Antigo, desde a Grande Tenochtitlán, uma estrutura de planejamento urbano, até a floresta sagrada de Chapultepec, considerada um espaço de ritual sagrado. É através das paisagens e dos jardins que o povo mexicano se conecta espiritualmente com as divindades - a sacralidade e os sentimentos da alma - mas são também as paisagens e os jardins que testemunham a força e o poder dos imperadores. A cultura mexicana - como aspecto metafísico da paisagem - é tão forte que ainda hoje está presente, mesmo com a conquista do México pelos espanhóis, considerada um acontecimento violento e que tentou apagar a camada das origens do palimpsesto - através de suas construções arquitetônicas, que alteraram a paisagem, e com imposições culturais. Finalmente, é necessário compreender o México em todos os níveis do tempo para poder pensar, desenhar e conservar as suas paisagens e jardins.
Downloads
Referências
ALAVID PÉREZ, Arturo. Diseño, Planificación y Conservación de Paisajes y Jardines. México: UAM-A, 2002.
ALCÁNTARA ONOFRE, Saúl. Paisajes Culturales en Mesoamérica. Costa Rica: Oficina de UNESCO para América Central, 2000.
BARBA DE LA ROSA, Ana Paulina. Amaranto: una alegría para nuestra salud. Disponible em: https://centrosconacyt.mx/?objeto=amaranto.Acceso em: 05 abr. 2022.
CERVANTES DE SALAZAR, Francisco. México en 1554 y Túmulo Imperial. México: Editorial Porrúa, Sepan Cuantos, 1978.
CLAVIJERO, Francisco Javier. Historia Antigua de México. México: Imprenta de Juan R. Navarro, Editor, 1853.
CORTÉS, Hernán. Cartas de Relación. México: Editorial Porrúa, 1960.
DE ALVA IXTLIXOCHITL, Fernando. Obras Históricas. México: Biblioteca Nezahualcóyotl, TOMOS I y II, 1997.
DE SAHAGÚN, Bernardino. Historia General de las cosas de Nueva España. México: Editorial Porrúa, TOMOS III/IV, 1981.
DÍAZ DEL CASTILLO, Bernal. Historia Verdadera de la Conquista de la Nueva España. México: Editorial Porrúa, 1942.
DURÁN, Diego. Historia de las Indias de Nueva España e Islas de Tierra Firme. México, Editorial Porrúa, Tomo I, Cap. XVI, 1984.
FERNÁNDEZ, Miguel Ángel. Historia de un Bosque. Chapultepec. I, México: SEP – INAH, 1988.
MORENO CABRERA, María de la Luz. El Castillo de Chapultepec. Arqueología e Historia. Arqueología Mexicana, v. s/v, n. 46, 2000.
MUSSET, Alain. El Agua en el Valle de México siglos XVI-XVIII. México: Pórtico de la ciudad de México, 1992.
NUTTALL, Zelia. Los Jardines del Antiguo México. México: Conferencia sustentada por su autora en la Sociedad Científica “Antonio Alzate”, 1923.
ROJAS RABIELA, Teresa. La Agricultura Chinampera, compilación histórica. México: Universidad de Chapingo, 1983.
TOVAR DE TERESA, Guillermo. La Ciudad de México y la Utopía en el Siglo XVI. México: Seguros de México S. A., 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Jatobá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.