A conservação do acervo de projetos arquitetônicos relacionados à construção do Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
DOI:
https://doi.org/10.54686/revjat.v2i.65457Palavras-chave:
Patrimônio cultural. conservação. documentação. neocolonial. arquivo.Resumo
O presente artigo tem por objetivos principais expor as características, o estado de conservação e as ações de conservação preventiva e catalogação até agora realizadas e coordenadas pelos autores, no acervo de projetos arquitetônicos do Campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), protegido pelo tombamento estadual desde 1998. As referidas ações se deram por meio de diversas pesquisas realizadas, desde 2009, com a participação de discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Belas Artes. No período 2013-2015, as iniciativas de conservação foram apoiadas financeiramente, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o que viabilizou a compra de equipamentos e materiais de consumo. As pesquisas realizadas revelaram, dentre outros aspectos importantes para a história do campus e da arquitetura brasileira, a participação efetiva do artista plástico, arquiteto e engenheiro Eugênio de Proença Sigaud (E. P. Sigaud) constatada em desenhos, croquis e estudos para a definição da arquitetura do Pavilhão Central do campus Seropédica.
Downloads
Referências
ANGELO, Carla Viviane da Silva. Arquivos e Preservação Documental, in Mestres e Conselheiros: Manual de atuação dos agentes do Patrimônio Cultural/organização Marcos Paulo de Souza Miranda, Guilherme Maciel Araújo e Jorge Abdo Askar. – Belo Horizonte: IEDS, 2009, PP. 91-96.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos. Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos. Resolução no 31 de abril de 2010. Dispõe sobre a adoção de recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes e Anexo: Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2010.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro, 2006.
BECK, Ingrid. Armazenagem e manuseio / editado por Sherelyn Ogden; [tradução Elizabeth Larkin Nascimento, Francisco de Castro Azevedo; revisão técnica Ana Virginia Pinheiro, Dely Bezerra de Miranda Santos; revisão final Cássia Maria Mello da Silva, Lena Brasil]. — 2. ed. — Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001.
BECK, Ingrid. Manual de conservação de documentos. Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, 1985.
BOURDIER, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2007. (Coleção Estudos, vol. 20)
CORONA, Eduardo; e LEMOS, Carlos. Dicionário da Arquitetura Brasileira. São Paulo: Edart, 1972 (1° edição).
COSTA, Marilene Fragas. Noções básicas de conservação preventiva de documentos. Centro de informação científica e tecnológica de Manguinhos, Laboratório de conservação preventiva de documentos - CICT. Rio de Janeiro: Fiocruz, set., 2003.
DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros – Núcleo Regional de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1996.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S. A construção do laboratório de conservação de documentos (LABDOC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). In: III Seminário de Memória, Patrimônio e Cultura & I Seminário de Conscientização Patrimonial: Memória Viva., 2017, Seropédica. Anais do III Seminário de Memória, Patrimônio e Cultura & I Seminário de Conscientização Patrimonial: Memória Viva. Nova Iguaçu: Entorno, 2017. v. 1. p. 51-56.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S. A memória do neocolonial brasileiro presente no acervo documental da construção do Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). In: Congresso Ibero-Americano: património, suas matérias e imatérias, 2016, Lisboa. Congresso Ibero-Americano: património, suas matérias e imatérias. Lisboa: LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL, I.P., 2016. v. 1. p. 1-16.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S. Descobrindo o Campus da UFRRJ através de seu Patrimônio Documental. In: 2º Seminário Ibero-Americano de Arquitetura e Documentação, 2011, Belo Horizonte. 2º Seminário Ibero-Americano de Arquitetura e Documentação - Desafio e Perspectivas - Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável; IEDS, 2011. v. 01. p. 341-342.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S. O resgate e a conservação da memória projetual e construtiva do campus da UFRRJ. In: 4º Seminário Ibero-Americano Arquitetura e Documentação, 2015, Belo Horizonte. Arquitetura e Documentação 2015. Belo Horizonte: UFMG/IEDS, 2015. v. 1. p. 1-19.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S. Quando o moderno era neocolonial: a participação de Eugênio de Proença Sigaud na construção do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: 3º Congresso Internacional de história da construção Luso-brasileira, 2019, Salvador. Anais do 3º CIHCLB. Salvador: Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração, 2019. v. 1. p. 1622-1635.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S.; FERREIRA, J. P. O habitar no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). In: II Simpósio Científico do Icomos Brasil 2018, 2018, Belo Horizonte. Simpósio Científico - Icomos - 2018. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2018. v. 1. p. 1359-1379.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S.; GOMES, J.; OLIVEIRA, C.; SEEHAUSEN, M. V. Conservação Preventiva das Plantas Arquitetônicas do Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) elaboradas por Eugênio de Proença Sigaud. In: 3º Colóquio Ibero-Americano de Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto - Desafios e Perspectivas, 2014, Belo Horizonte. 3º Colóquio Ibero-Americano de Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto - Desafios e Perspectivas. Belo Horizonte: Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável - IEDS, 2014. v. 1. p. 1-22.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S.; MARCONDES, P. ; SOUZA, T. Y. . Criação do laboratório de conservação de documentos da UFRRJ (LABDOC/UFRRJ): Memória, conservação e produção de conhecimentos. In: Rachel Myrrha de Paula Silva Neves; Vânia Myrrha de Paula Silva. (Org.). Estudos brasileiros sobre patrimônio. Volume 1. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 1, p. 222-232.
LIMA CARLOS, Claudio Antônio S.; RIBEIRO, E. M. A Conservação do Conjunto Arquitetônico do Campus da UFRRJ. In: Hélio Herbst. (Org.). Dez Anos de Arquitetura na Rural - Percursos e Perspectivas do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1ªed.Seropédica: Editora da UFRRJ, 2010, v. 1, p. 199-211.
MENDES, Marylka; SILVEIRA, Luciana da; BEVILAQUA, Fátima. Conservação – Conceitos e Práticas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
PASCUAL, Eva. Conservar e restaurar papel. Lisboa: Estampa, 2005.
RUMBELAPAGER, Maria de Lourdes. Arquitetura Neocolonial. Seropédica, RJ: EDUR, 2005.
SILVA, Priscila Marcondes. O patrimônio documental como fonte de conhecimento para a conservação do acervo do LabDoc/UFRRJ.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.