Origem e consolidação da arquitetura moderna em Campina Grande/ PB

personagens e projetos. 1950-1970.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54686/revjat.v2i.65428

Palavras-chave:

Arquitetura. modernindade. projetos arquitetônicos.

Resumo

O artigo aborda o resgate documental que vem sendo realizado em prol da arquitetura moderna produzida na cidade de Campina Grande, no agreste paraibano, através de pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa Arquitetura e Lugar, vinculado ao curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande. O objetivo é socializar e difundir alguns resultados obtidos nos estudos, trazendo à tona, nomes dos principais personagens que atuaram na cidade, entre os anos de 50 a 70, do século XX, produzindo um rico acervo de obras em suas mais distintas tipologias arquitetônicas. Justifica-se tal difusão, através desse artigo, devido aos riscos que esse patrimônio material vem passando, sendo descaracterizado e demolido, a cada dia que passa. A necessidade de sensibilizar a sociedade do valor desses bens, a fim de que esta participe ativamente das ações protecionistas torna-se fundamental. Como metodologia das pesquisas, os estudos apoiam-se em autores como Serra (2006), Gaston e Rovira (2007) e Afonso (2019), que tal como Kandinsky (1997), acredita que o edifício é um dos mais importantes documentos arquitetônicos. Realizam-se os estudos iniciais biográficos dos autores das obras, para em seguida, analisarem-se as dimensões arquitetônicas das obras, selecionadas. Como aporte teórico, apoia-se em autores internacionais e nacionais que trataram do tema da modernidade arquitetônica, bem como, em pesquisadores regionais que vêm estudando a produção moderna, conforme será visto ao longo do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcilia Afonso, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) , Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Possui doutorado em Projetos Arquitetônicos pela ETSAB/ UPC na Espanha (2006), convalidado no Brasil pela UFRGS, mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco / UFPE (2000), sendo especialista em Arte e Cultura Barroca pela UFOP/ MG (1986), em Conservação Urbana pelo CECI/MDU/ UFPE (1998), e graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE (1983). Obteve o DEA/ Diploma de Investigadora Europeia em 2004, pela ETSAB/ UPC, tendo experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos arquitetônicos e História da Arquitetura e Urbanismo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: projetos arquitetônicos, tectônica e patrimônio arquitetônico do século XX. Professora visitante durante duas estadias (2010 e 2011), no programa de doutorado em projetos arquitetônicos na ETSAB/ UPC de Barcelona, realizando investigação pós-doutoral sobre "Projetos de habitação econômicos modernos brasileiros" com bolsa da Fundación Carolina, Governo Espanhol. É professora aposentada da UFPI, associada nível 4 do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI/ Universidade Federal do Piauí e foi vice-diretora do Centro de Tecnologia/ UFPI, de abril de 2010 até abril/ 2014. É professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG, Paraíba, onde leciona na graduação de Arquitetura e Urbanismo, e na pós-graduação em História, na linha História e Cidade, e é coordenadora do Grupo de pesquisas Arquitetura e Lugar/GRUPAL, investigando sobre projetos arquitetônicos, tectônica, patrimônio moderno e industrial. Possui vários artigos publicados em periódicos e em anais de congressos na área em que atua e dezoito livros publicados na área de Arquitetura e Cidade/ Memória produzida no nordeste brasileiro, especificamente, tratando das cidades de Teresina (PI), Recife (PE) e Campina Grande (PB). É membro do ICOMOS Brasil e do DOCOMOMO Brasil, e faz parte de redes internacionais de pesquisa, tais como: GRUPO FORM da ETSAB/UPC/ Barcelona/ Espanha; INCUNA em Gijón/ Astúrias/ Espanha; e na Faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de Veracruz/México. Integra ainda com o GRUPAL. UFCG a rede INOVA. UFCG e a plataforma UNpesq. 

Ivanilson Santos Pereira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) , Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Graduando do curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG. Tendo atuado como aluno pesquisador, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq, através do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica/ PIVIC (2018-2019) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/ PIBIC (2019-2020) e (2020-2021). Membro do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar/GRUPAL, com atuação na linha de modernidade arquitetônica (História da arquitetura e da cidade moderna. FORM CG). Possui publicações em periódicos e anais de congressos nas áreas de documentação e conservação do patrimônio moderno, tectônica da pré-fabricação e patrimônio tecnológico construtivo. 

Referências

AFONSO, A. Entrevista realizada com o Sr. Alcides Albuquerque do Ó. Campina Grande: maio de 2020.

AFONSO, A. La Consolidación de la arquitectura moderna en Recife en los años 50. 752f.

Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Projetos Arquitetônicos. Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona. Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, 2006.

AFONSO, A.A arquitetura moderna de Heitor Maia Neto em Recife nos anos 50. Niterói: 6° Seminário Docomomo Brasil. 2005.

AFONSO, A. et al. Observações sobre as patologias do patrimônio arquitetônico moderno: análise e reflexão da preservação em obra moderna de Campina Grande, Paraíba. ICOMOS Brasil. 2º Simpósio científico. 2018.

AFONSO, A.; MEIRA, R. A obra de Hugo Marques no centro histórico de Campina Grande, PB. 1957-1963. XI Seminário Docomomo Brasil. Recife: 2016.

AFONSO, A.; MENESES, C. A Influência da escola do Recife na arquitetura de Campina Grande 1950-1970. Belo Horizonte: Anais do 4º Seminário Ibero americano de Arquitetura e Documentação. 2015.

ALMEIDA, A. Arquitetura moderna residencial de Campina Grande: registros e especulações (1960 – 1969). Monografia de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007.

______. Modernização e modernidade: uma leitura sobre a arquitetura moderna de Campina Grande (1940-1970). Dissertação (Mestrado) – Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

AMORIM, L. Documento Heitor Maia Neto. AU (Arquitetura e Urbanismo), São Paulo, n. 5, p. 79-85. 2002.

BRUAND, Y. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981.

CAVALCANTI, L. Quando o Brasil era moderno. Guia de Arquitetura. 1928-1960. Rio de Janeiro: Aeroplano. 2001.

CARRIÓN, F. M. Vinte temas sobre os centros históricos na América Latina. In: Gestão Del Patrimônio Cultural Integrado, Vol. 1 Iss. Gestão Del Patrimônio Cultural Integrado. 2000.

COSTA, L. Registro de uma Vivência. São Paulo: Empresa das Artes.1995.

DIÁRIO DA BORBOREMA. Entrevista concedida pelo prefeito de Campina Grande, Evaldo Cruz, aos jornalistas Hermano José e José Itamar Cândido, publicada pelo Jornal Diário da Borborema, Campina Grande: 30 de julho de 1978.

DINIZ, D. Intervenção arqui(tectônica). Estudo preliminar de restauro do Teatro Municipal Severino Cabral em Campina Grande-PB. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020.

DINIZ, D.; MENESES, C. Dados biográficos de Geraldino Duda. In: AFONSO, A. (Org). Campina Grande Moderna, Campina Grande-PB. 2020. (no prelo)

FRAMPTON, K. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2015.

GARCIA, M. A prata que vale ouro: A casa moderna da década de 60. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2018.

GASTÓN, C.; ROVIRA, T. El proyecto Moderno: Pautas de Investigación. Barcelona: Ediciones UPC. 2007.

GROPIUS, W. Bauhaus: Novarquitetura. São Paulo: Editora Perspectiva. 1997.

LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. São Paulo: editora Perspectiva. 6ª. Edição.2000.

LIMA, E. Modulando. Notas e comentários Arquitetura e Urbanismo. Recife: Prefeitura da cidade do Recife/ Secretaria de Educação e Cultura/ Fundação de Cultura Cidade do Recife. 1985.

MENESES, C. As residências unifamiliares de Geraldino Duda. Um estudo sobre o morar em Campina Grande nos anos 1960. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017.

MONTANER, J. As formas do século XX. Barcelona: Gustavo Gili. 2002.

OLIVEIRA, I. Dados biográficos de Renato Azevedo. In: AFONSO, A. (Org). Campina Grande Moderna, Campina Grande-PB. 2020. (no prelo)

OLIVEIRA, M. J. S. Do discurso dos planos ao plano de discurso: PDLI – Plano de Desenvolvimento Local Integrado de Campina Grande, 1970- 1976. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

PEREIRA, I. Tertuliano Dionísio: A produção moderna do “Arquiteto do Centenário” em Campina Grande-PB. Anais do 6º Seminário Ibero-Americano Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte, MG. 2019.

PEREIRA Jr. F. Ação cultural de edificações urbanas no programa trienal 1974/1976.

Campina Grande, MAPE - Museu de Artes Plásticas da Universidade Regional do Nordeste, 1974.

PIÑON, H. Curso Básico de proyectos. Barcelona: ediciones UPC. 1998.

PIÑON, H.Teoria do Projeto. Traduzido por Edson Mahfuz. Porto Alegre: Livraria do Arquiteto. 2006.

QUEIROZ, M.; ROCHA, F. Caminhos da arquitetura moderna em Campina Grande: emergência, difusão e a produção dos anos 1950. 1° Seminário DOCOMOMO NorteNordeste, Recife, 2006.

RIBEIRO, R. A faculdade que forja memórias: o papel da Escola Politécnica da Paraíba na formação de uma memória de Campina Grande (1952-1958). Fortaleza: XVI Encontro Estadual de História do Ceará. 2018. Em rede: http://uece.br/eventos/gthpanpuh/anais/trabalhos_completos/298-31620-05052017-015145.pdf. Acesso em: 19 de jun. 2020.

SEGAWA, H. Arquitetura do Brasil. 1900-1990. São Paulo: EDUSP.1997.

TINEM, N e COTRIM, M (org). Na urdidura da modernidade. Arquitetura Moderna na Paraíba. João Pessoa: Editora Universitária PPGAU/UFPB, 2014.

TORRES, J. V. Escola Politécnica e a construção identitária de Campina Grande como polo tecnológico (1952-1973). Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2005.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

AFONSO, A. .; PEREIRA, I. S. . Origem e consolidação da arquitetura moderna em Campina Grande/ PB: personagens e projetos. 1950-1970. Revista Jatobá, Goiânia, v. 2, 2020. DOI: 10.54686/revjat.v2i.65428. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/65428. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê