ESTUDO DE CASO: DIFICULDADES, MÉTODOS E TÉCNICAS APLICADAS PARA A CONCRETAGEM DE UM EDIFÍCIO DE 54 PAVIMENTOS NA CIDADE DE GOIÂNIA/GO
Case study: challenges, methods, and techniques applied for the concreting of a 54-story building-complementem
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v20i1.80534Palavras-chave:
Verticalização, Dificuldades, Concretagem, Lançamento, SoluçõesResumo
Com a crescente verticalização das cidades, cada vez mais a construção de edifícios altos se torna uma realidade no Brasil. Sabe-se que a equipe técnica é desafiada a analisar e assim, propor soluções adequadas para sanar as dificuldades que podem ocorrer ao longo da execução desse tipo de edificação. Com esse objetivo foi realizado um estudo de caso de um edifício de 54 pavimentos, localizado em Goiânia-GO. Inicialmente, investigou-se as dificuldades inerentes ao processo de lançamento do concreto, bem como as soluções aplicadas durante a fase de concretagem. Nesse contexto, é válido relatar que as principais dificuldades foram observadas a partir do trigésimo pavimento, a saber, o ruptura das tubulações de lançamento, a segregação e o retorno do concreto e as complicações com o primeiro tipo de bomba utilizada para o lançamento do concreto. Diante das soluções aplicadas, destaca-se a utilização do medidor de espessura de chapa por ultrassom, a troca do traço utilizado, a utilização do concreto autoadensável e a substituição do tipo de bomba de lançamento. A pesquisa contribui tanto para o ramo científico, quanto para o ramo tecnológico na Engenharia Civil. Visto que, a partir deste estudo, novas soluções poderão ser identificadas e estudadas, bem como as propostas da pesquisa poderão agregar às execuções futuras desse tipo de construção.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 8953: Concreto para fins estruturais: classificação pela massa especifica, por grupos de resistência e consistência. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro, 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7212: Execução de concreto dosado em central – Procedimento. Rio de Janeiro, 2012.
GEROLLA, Giovanny. Superedifícios brasileiros, Construções com mais de 150 metros de altura se multiplicam no País. Projetistas falam da complexidade de cálculo para segurança e estabilidade. Téchne: a revista do engenheiro civil, São Paulo, ano 24, Edição 237 p. 22-29, 24 dez. 2016.
MOTA, J. C. Planos Diretores de Goiânia, década de 60: A inserção dos arquitetos Luís Saia e Jorge Wilheim no campo do planejamento urbano. São Carlos,2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-16042007-163916/publico/Dis_Juliana_Mota.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
PORTO, T.B; FERNANDES, D.S.G. Curso básico de CONCRETO ARMADO conforme NBR6118/2014. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2015. Disponível em: http://ofitexto.arquivos.s3.amazonaws.com/Curso-basico-concreto-armado-DEG.pdf. Acesso em: 22 mai. 2022.
TÖWS, Ricardo Luiz. O processo de verticalização das cidades brasileiras: legado conceitual e alguns encaminhamentos de pesquisa. Geoingá: Revista do Programa de Pós- Graduação em Geografia (PGE/UEM), v. 10, n. 2, p. 141-162, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.