PAINÉIS PRÉ-MOLDADOS ALVEOLARES: ORÇAMENTAÇÃO E COMPARAÇÃO COM PAREDES DE BLOCOS CERÂMICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v19i2.77780Palavras-chave:
Construção Civil, Painel Alveolar, Blocos Cerâmicos, Análise Orçamentária, CustoResumo
Nos dias atuais, buscam-se cada vez mais adequações e alternativas na construção civil que minimizem a quantidade de resíduos, deem mais celeridade à construção e possibilitem versatilidade no processo de execução de obras. Um exemplo é o uso de painéis alveolares pré-moldados. A respeito desses painéis, tem-se como objetivo deste trabalho fazer uma análise orçamentária dos custos de implantação e aplicação de painéis alveolares em substituição a paredes convencionais de blocos cerâmicos, com o intuito de apresentar características que permitam optar ou não pelo seu uso em obras civis. Para isso, é fundamental compreender o processo de planejamento, execução e desempenho na prática, isto é, avaliar a necessidade de aplicação que justifique o custo benefício desse método alveolar. Em relação à metodologia deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas, normativas, de custo e também de execução, que visaram subsidiar e dar ênfase ao estudo de caso, direcionado a um muro de fechamento com uso de placas alveolares na cidade de Santa Isabel do Pará. Os resultados evidenciaram economicidade tanto de recursos, quanto de custos no uso desses painéis em comparação a alvenaria convencional cerâmica, tendo como aspectos principais o custo de mão de obra e o tempo de execução de implantação.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6118:2014: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2014
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16475:2017: Painéis de parede de concreto pré-moldado. Requisitos e procedimentos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9062:2017: Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2004
BPM, Pré-moldados. Manual de informação. Disponível em: https://www.bpm.com.br/produtos.php?id=2. Acesso 04 de abril de 2023.
CARVALHO, L. F. Sistema construtivo em paredes de concreto para edifícios: dimensionamento da estrutura e aspectos construtivos. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
CICHINELLI, G. C. Pré-fabricados de Concreto. Revista Construção. Ed 98. São Paulo, 2009. Acessado em 02/05/2023.
EL DEBS, Mounir Khalil. Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações. 2. ed. -- São Paulo: Oficina de Textos, 2017.
LIBRELOTTO, L. I. Custos na construção civil: uma análise teórica e comparativa. Florianópolis, 1998.
MILITO, J. A. Alvenaria. In: Técnicas de construção civil e construção de edifícios. [São Paulo], 2009. 296 p.
MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos. 1.ed. São Paulo: Pini, 2006.
MATTOS, Aldo Dórea. Planejamento e controle de obras. São Paulo; Pini, 2010.
NASCIMENTO, O. L. Alvenarias. Manual de Construção em Aço. 2. ed. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2004.
SANTOS, A. Inovação ainda é o grande dilema da construção civil. Outubro de 2017. Disponível em: <https://www.cimentoitambe.com.br/inovacao-dilemaconstrucao-civil/>. Acesso em: 20 de julho de 2023.
SANTA ISABEL, prefeitura. Tomada de preços nº 004/2022 (contratação de empresa de engenharia para executar os serviços de reforma e ampliação do centro de convivência de idosos). Disponível e: < https://santaizabel.pa.gov.br/tomada-de-precos-no-004-2022/. Acesso 05 de maio de 2023.
ROCHA, C. Norma comentada: NBR 16475 – painéis de parede de concreto pré-moldado – requisitos e procedimentos. Maio de 2020. < https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/abnt-nbr-16475/>, Acesso em 27 de agosto de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.