ESTUDO EXPERIMENTAL DO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS COMO ALTERNATIVA DE REDUÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM ÁREAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v15i2.61831Resumo
RESUMO: O processo de urbanização das cidades sem o adequado planejamento de uso do solo provoca uma crescente impermeabilização deste, levando a constantes cheias nos centros urbanos. Entende-se que os sistemas tradicionais de drenagem resolvem apenas parte do problema, pois não agem nas causas mas somente nos efeitos. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho do pavimento permeável em relação à capacidade de infiltração das águas pluviais, visando à redução do escoamento superficial em áreas urbanas; para isso foi realizada a simulação chuvas para obter o escoamento por meio da equação de precipitação de Palmas-TO, onde foi possível aferir parâmetros de infiltração e escoamento; também foram produzidos e ensaiados blocos em concreto poroso para avaliar sua capacidade de infiltração. Na simulação efetuada sobre o pavimento permeável em blocos intertravados observou-se que ocorreu uma absorção da precipitação nos 9 minutos iniciais; já na simulação realizada sobre os blocos vazados percebeu-se que neste praticamente não ocorreu escoamento superficial. Os blocos em concreto poroso demonstraram uma ótima capacidade de infiltração, conseguindo comportar em seu interior 7,2 litros, o que significa uma infiltração instantânea de 7,2mm de chuva.
ABSTRACT: The process of urbanization of cities without the adequate planning of land use causes a growing waterproofing of this, leading to constant floods in urban centers. It is understood that traditional drainage systems solve only part of the problem, as they do not act on causes but only on the effects. In this sense, the present work aims to evaluate the performance of the permeable pavement in relation to the infiltration capacity of rainwater, aiming at reducing surface runoff in urban areas; for this, the simulation was performed rains to obtain the flow through the Palmas-TO precipitation equation, where it was possible to measure infiltration and flow parameters; blocks were also produced and tested in porous concrete to assess their ability to infiltrate. In the simulation carried out on the permeable pavement in interlocked blocks it was observed that precipitation was absorbed in the initial 9 minutes; already in the simulation carried out on the leaked blocks it was noticed that in this practically no surface runoff occurred. The porous concrete blocks demonstrated an excellent infiltration capacity, managing to accommodate 7.2 liters inside, which means an instant infiltration of 7.2mm of rain.
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