COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO PROPOSTOS PELA ABNT NBR 15527:2007 PARA SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR – CARAPICUÍBA - SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v15i2.60660

Resumo

As técnicas de aproveitamento de água pluvial são soluções sustentáveis que colaboram para uso racional da água, viabilizando a conservação dos recursos hídricos para as futuras gerações. O presente trabalho objetivou realizar uma comparação entre os métodos de dimensionamento de reservatórios apresentados pela ABNT NBR 15527:2007 para um sistema de aproveitamento de água pluvial em uma residência unifamiliar no município de Carapicuíba, SP. Por meio de um levantamento de usos finais de água não potável na edificação, pode-se estimar o volume de água necessário para suprir essa demanda em atividades de consumo não nobres como: lavagem de automóveis, lavagem de quintal, lavagem de calçadas e irrigação de jardins. Foi imprescindível ao estudo o levantamento de dados pluviométricos e verificação da área de captação de água pluvial do local estudado. Posteriormente à coleta dos dados citados, dimensionou-se o reservatório de água pluvial por meio de seis diferentes métodos, e fez-se uma comparação entre eles, onde foi constatado que a escolha do método ideal de dimensionamento será de acordo com os interesses finais de implantação de um sistema de aproveitamento de água pluvial e também em função da região de implantação. Sendo, no caso estudado, escolhidos como métodos que atingiram um valor mais apropriado para o reservatório aderente à demanda (volume de 3m³), o método australiano e o método da simulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Traini Ferreira, Instituto Federal de São Paulo

Engenheiro Civil, Doutor, Professor, Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo

Kelly Carolina Alves da Silva, Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo

Engenheira Civil, graduada pelo Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

FERREIRA, A. T.; ALVES DA SILVA, K. C. . COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO PROPOSTOS PELA ABNT NBR 15527:2007 PARA SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR – CARAPICUÍBA - SP. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 273–286, 2020. DOI: 10.5216/reec.v15i2.60660. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/60660. Acesso em: 24 set. 2022.