AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PAVERS INTERTRAVADO PRODUZIDOS COM REJEITOS GERADOS NOS DESDOBRAMENTOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS

Autores

  • Thais Cristina Bastos de Araujo Faculdade Integradas de Aracruz
  • Harerton Dourado Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v15i2.60435

Resumo

RESUMO: O presente trabalho teve por finalidade estudar a resistência à compressão dos pavers produzidos com rejeitos gerados no desdobramentos de rochas ornamentais. Foram elaborados diversos traços com diferentes porcentagens sendo substituído parte do pó de pedra por lama abrasiva. Os estudos mostraram que a adição da lama abrasiva na confecção dos blocos apresentou um resultado satisfatório, aumentando a resistência à compressão, os traços Padrão, 1 e enquadraram-se nas Normas Australiana e Africana, já o Traço 3 e o Traço 4 alcançaram além das Normas Australiana e Africana também a Norma Brasileira, que exige no mínimo 35MPa para tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha.

ABSTRACT: The aim of this paper was to study the compressive strength of pavers produced with tailings generated in the development of ornamental rocks. Several strokes with different percentages were elaborated and part of the stone dust was replaced by abrasive mud. Studies have shown that the addition of abrasive sludge in the making of the blocks has shown a satisfactory result, increasing the compressive strength, the Standard strokes, 1 and fit the Australian and African Standards, while the Trace 3 and Trace 4 reached beyond Australian and African Standards also the Brazilian Standard, which requires at least 35MPa for pedestrian, light vehicle and commercial line traffic.

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Biografia do Autor

Harerton Dourado, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

DE ARAUJO, T. C. B.; DOURADO, H. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PAVERS INTERTRAVADO PRODUZIDOS COM REJEITOS GERADOS NOS DESDOBRAMENTOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 245–261, 2020. DOI: 10.5216/reec.v15i2.60435. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/60435. Acesso em: 14 dez. 2024.