AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA HIDROLÓGICA DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS E SISTEMAS DE BIORRETENÇÃO EM LOTEAMENTO RESIDENCIAL

Autores

  • Lucas Humberto Silva Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG
  • Frederico Carlos Martins de Menezes Filho Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Rio Paranaíba; Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP) https://orcid.org/0000-0003-4874-0254

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v15i2.56634

Resumo

Visto os avanços no âmbito da drenagem urbana ao longo dos anos, o desafio para projetar sistemas de drenagem eficientes ainda é complexo devido à grande impermeabilização dos espaços urbanos, e aos efeitos advindos das mudanças do ciclo hidrológico nas condições urbanas. O presente trabalho analisou a eficiência hidrológica de sistemas de biorretenção e pavimentos permeáveis em um loteamento residencial em Patrocínio-MG. A eficiência foi calculada por meio da comparação dos volumes escoados provenientes de diversas simulações hidrológicas utilizando o Método Santa Bárbara. Os resultados da eficiência para os sistemas de biorretenção variaram de 7 % a 12,9 %, enquanto que para o uso combinado dos sistemas de biorretenção com pavimentos permeáveis, os resultados alcançaram a faixa de 30,01 % a 49,84 %. Evidencia-se, portanto, a aplicabilidade das técnicas compensatórias em conjunto, promovendo a redução do escoamento superficial durante eventos chuvosos severos, além da melhoria paisagística e sustentável da área de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Humberto Silva, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG

Graduando em Engenharia Civil - Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba.

Frederico Carlos Martins de Menezes Filho, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Rio Paranaíba; Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP)

Eng. Civil, Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela UFG e Doutor em Recursos Hìdricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS. Professor da Universidade Federal de Viçosa - (UFV) - Campus de Rio Paranaíba; Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP).

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

SILVA, L. H.; MENEZES FILHO, F. C. M. de. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA HIDROLÓGICA DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS E SISTEMAS DE BIORRETENÇÃO EM LOTEAMENTO RESIDENCIAL. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 17–34, 2019. DOI: 10.5216/reec.v15i2.56634. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/56634. Acesso em: 6 out. 2022.