APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR PARA REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS DA PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA FÁBRICA DE ARTEFATOS DE SOLO-CIMENTO

Autores

  • Tatiana Gondim do Amaral Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Flávio de Carvalho Araújo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v18i1.55322

Palavras-chave:

mapeamento de fluxo de valor, solo-cimento, produção enxuta, mapa de estado atual, mapa de estado futuro

Resumo

RESUMO: O Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) resgata a transparência dos processos à gerência de produção, possibilitando a eliminação das atividades que não agregam valor e otimiza a conversão. O presente trabalho objetivou a redução dos desperdícios do processo produtivo de uma empresa de artefatos de solo-cimento, utilizando a ferramenta de produção enxuta, o Mapeamento de Fluxo de Valor a qual auxiliou na detecção de problemas com utilização em demasia de tempo para algumas etapas da produção de um dos materiais produzidos, o tijolo ecológico. Em análise conjunta com o levantamento do layout do chão de fábrica, foi elaborado o Mapa de Estado Atual, que ressalta os tempos e ilustra os conflitos que geram desperdícios, por esse caminho, foi possível a elaboração do Mapa de Estado Futuro, o qual propõe uma nova perspectiva de redução dos tempos pela readequação do posicionamento dos insumos e alguns equipamentos. Como principais contribuições foi possível minimizar problemas no processo produtivo. E ainda reduzir os desperdícios com: matéria-prima; homem/hora; geração de resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio de Carvalho Araújo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON) da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Referências

ABNT: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NM 52: Agregado miúdo - Determinação de massa específica e massa específica aparente. Rio de Janeiro, 2009.

ABNT: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação –Especificação e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2013

ABNT: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10834: Bloco de solo-cimento sem função estrutural - Requisitos. Rio de Janeiro, 2012.

ABNT: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10836: Bloco de solo-cimento sem função estrutural – Análise dimensional, determinação da resistência à compressão e da absorção de água – Método de ensaio. Rio de Janeiro, 2013.

Chen, L., Meng, B., 2010. The application of value stream mapping based lean production system. International Journal of Business and Management 5, p203.

Chiochetta, J.C., Casagrande, L.F., 2007. Mapeamento do Fluxo de Valor aplicado em uma pequena indústria de alimentos. Encontro Nacional de Engenharia de Produção–ENEGEP, Foz do Iguaçú.

Greef, A.C., Freitas, M. do C.D., 2012. Fluxo enxuto de informação: um novo conceito. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte 17, 37–55.

Haefner, B., Kraemer, A., Stauss, T., Lanza, G., 2014. Quality Value Stream Mapping. Procedia CIRP 17, 254–259. doi:10.1016/j.procir.2014.01.093.

Irani, S.A., Zhou, J., 2000. Value stream mapping of a complete product. Department of Industrial, Welding and Systems Engineering, The Ohio State University, Columbus, OH 43210.

Lynch, D.P., Belt, S.M.B., 2014. Enhancing the Effectiveness of Value Stream Mapping.

Mahfouz, A., Crowe, J., Arisha, A., 2011. Integrating Current State and Future State Value Stream Mapping with Discrete Event Simulation: A Lean Distribution Case Study, in: SIMUL 2011, The Third International Conference on Advances in System Simulation. pp. 161–168.

Salgado, E.G., Mello, C.H.P., Silva, C. d, Oliveira, E. d S., Almeida, D. d, 2009. Análise da aplicação do mapeamento do fluxo de valor na identificação de desperdícios do processo de desenvolvimento de produtos. Gestão e Produção 16, 344–356.

Stamm, M., Neitzert, T., 2008. Value stream mapping (VSM) in a manufacture-to-order small and medium enterprise.

Suciu, E., Apreutesei, M., Arvinte, I.R., 2011. Value stream mapping-a lean production methodology. The USV Annals of Economics and Public Administration 11, 184–196.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A mentalidade Enxuta nas empresas Lean Thinking. São Paulo, Campus, 2004.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

AMARAL, T. G. do; DE CARVALHO ARAÚJO, F. APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR PARA REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS DA PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA FÁBRICA DE ARTEFATOS DE SOLO-CIMENTO . REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 68–80, 2022. DOI: 10.5216/reec.v18i1.55322. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/55322. Acesso em: 4 out. 2022.