ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ATUALIZAÇÃO DA ABNT NBR 9062 NO DIMENSIONAMENTO DE CÁLICES EXTERNOS DE FUNDAÇÕES SUBMETIDAS A AÇÕES DE PEQUENA EXCENTRICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v16i1.53454Resumo
Ligações entre pilares e fundações por meio de cálice são as mais utilizadas no Brasil por possuir facilidade na montagem e boa capacidade de transmissão de força normal, bem como, momento fletor. Tal ligação consiste em se embutir uma parte do pilar no elemento de fundação de modo que os esforços provenientes do pilar pré-moldado sejam transferidos para o colarinho do cálice e para a base. Sendo assim, neste artigo foi feito um estudo comparativo entre o dimensionamento do colarinho de um cálice externo proposto pela ABNT NBR 9062:2006 e pela atualização da referida norma, a ABNT NBR 9062:2017. Tal comparação foi realizada por meio do dimensionamento de cálices com interface lisa, rugosa e com chave de cisalhamento submetidos a ação de pequena excentricidade, de modo a se analisar a diferença na força horizontal transferido do pilar para o colarinho e consequentemente a taxa de armadura obtida. Verificou-se que, como a NBR 9062:2017 considera o coeficiente de atrito no cálculo da força lateral transferida, em alguns casos pode-se ter um efeito favorável de modo a reduzir a força horizontal transferida para o cálice e consequentemente a taxa de armadura necessária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.