Estudo do desplacamento de MRAF em rodovia do rio grande do sul: gênese e correções [Study of microsurfacing debonding distress in Rio Grande do Sul highway: genesis and corrections]
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v14i2.49680Resumo
Uma das patologias que pode ocorrer após a aplicação do Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF) é o desplacamento nas trilhas de roda. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico, por meio de observações in loco e registro fotográfico do pavimento, a fim de apontar as prováveis causas dos desplacamentos de MRAF nas trilhas de roda que ocorreram em um trecho de aproximadamente 24 km em uma rodovia federal de ligação no Rio Grande do Sul. Em um segundo momento, o trabalho buscou avaliar a eficácia de duas técnicas empregadas para correção dos desplacamentos na rodovia em questão: fresagem padrão na espessura da camada de MRAF seguida por aplicação de CBUQ nas trilhas de roda e fresagem padrão na espessura da camada de MRAF seguida por aplicação de uma nova camada de MRAF nas trilhas de roda. As duas soluções de correção de desplacamentos de MRAF nas trilhas de roda, adotadas no presente trabalho, foram satisfatórias para as condições em que foi realizado o estudo. A principal contribuição desta pesquisa para a área de transportes é que ela é um case de obra de um tema com pouca documentação técnico-científica e com alto impacto na prática da engenharia.
Abstract
One of the pathologies that can occur after the application of microsurfacing is the debonding distress in the wheel tracks. In this context, the present research had the objective of making a diagnosis, through in situ observations and photographic record of the pavement, in order to point out the probable causes of microsurfacing debonding distress in the wheel tracks that occurred in a stretch of approximately 24 km in a federal highway linking in Rio Grande do Sul. In a second moment, the research tried to evaluate the effectiveness of two techniques used for correction of the debonding distress in the highway in question: standard milling in the thickness of the microsurfacing layer followed by application of CBUQ in the tracks of milling wheel and standard milling in the thickness of the microsurfacing layer followed by application of a new layer of microsurfacing in the wheel tracks. The two solutions of correction of debonding distress of microsurfacing in the tracks of wheel, adopted in the present research, were satisfactory for the conditions in which the study was realized. The main contribution of this research to the area of transport is that it is a case study, a topic with little technical-scientific documentation and with a high impact in engineering practice.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.