Análise da transferência de conhecimentos adquiridos em um programa de treinamento em alvenaria estrutural
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v14i1.46755Resumo
A transferência de aprendizagem é um dos processos de maior interesse nos modelos de avaliação de treinamento. Muitos trabalhos buscam investigar após o treinamento, quais eventos do ambiente de trabalho influenciam na eficácia do programa, contribuindo para a transferência de conhecimentos. Desta forma, este trabalho busca efetuar uma análise da transferência dos conhecimentos, após a realização de um treinamento em uma obra em alvenaria estrutural. O objetivo é verificar quais fatores afetam de forma positiva ou negativa na transferência de conhecimentos. Para o trabalho foi utilizado um modelo de avaliação de transferência já testado e validado por outros pesquisadores. O modelo foi aplicado para os funcionários envolvidos com o processo de execução das paredes em alvenaria estrutural em uma obra na cidade de Toledo, PR. Com isso, procura-se contribuir para a melhoria dos processos de treinamentos no setor da construção civil, de forma a se obter os melhores resultados em termos de desempenho no trabalho.
Abstract
The transfer of learning is one of the processes of greatest interest in models of training evaluation. Many studies seek to investigate after training, what events influence the effectiveness of the program, contributing to the transfer of knowledge. Thus, this work aims to make an analysis of the transfer of knowledge, after the completion of training in a work in masonry. The goal is to determine which factors affect positively or negatively the transfer of knowledge. For the study we used a transfer valuation model already tried and tested by other researchers. The model was applied to the staff involved in the implementation process of the walls in masonry in a work in the city of Toledo, PR. It seeks to contribute to the improvement of training processes in the construction sector in order to obtain the best results in terms of job performance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.