Análise da transferência de conhecimentos adquiridos em um programa de treinamento em alvenaria estrutural

Autores

  • Lucia Bressiani Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil, bressiani.lu@gmail.com
  • Ana Maria de Sousa Santana de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, asantanadeoliveira@gmail.com
  • Ricardo Rocha de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, ricardo.rocha.unioeste@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v14i1.46755

Resumo

A transferência de aprendizagem é um dos processos de maior interesse nos modelos de avaliação de treinamento. Muitos trabalhos buscam investigar após o treinamento, quais eventos do ambiente de trabalho influenciam na eficácia do programa, contribuindo para a transferência de conhecimentos. Desta forma, este trabalho busca efetuar uma análise da transferência dos conhecimentos, após a realização de um treinamento em uma obra em alvenaria estrutural. O objetivo é verificar quais fatores afetam de forma positiva ou negativa na transferência de conhecimentos. Para o trabalho foi utilizado um modelo de avaliação de transferência já testado e validado por outros pesquisadores. O modelo foi aplicado para os funcionários envolvidos com o processo de execução das paredes em alvenaria estrutural em uma obra na cidade de Toledo, PR. Com isso, procura-se contribuir para a melhoria dos processos de treinamentos no setor da construção civil, de forma a se obter os melhores resultados em termos de desempenho no trabalho.

Abstract

The transfer of learning is one of the processes of greatest interest in models of training evaluation. Many studies seek to investigate after training, what events influence the effectiveness of the program, contributing to the transfer of knowledge. Thus, this work aims to make an analysis of the transfer of knowledge, after the completion of training in a work in masonry. The goal is to determine which factors affect positively or negatively the transfer of knowledge. For the study we used a transfer valuation model already tried and tested by other researchers. The model was applied to the staff involved in the implementation process of the walls in masonry in a work in the city of Toledo, PR. It seeks to contribute to the improvement of training processes in the construction sector in order to obtain the best results in terms of job performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Bressiani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil, bressiani.lu@gmail.com

Ana Maria de Sousa Santana de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, asantanadeoliveira@gmail.com

Ricardo Rocha de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil, ricardo.rocha.unioeste@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

BRESSIANI, L.; MARIA DE SOUSA SANTANA DE OLIVEIRA, A. .; ROCHA DE OLIVEIRA, R. . Análise da transferência de conhecimentos adquiridos em um programa de treinamento em alvenaria estrutural. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/reec.v14i1.46755. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/46755. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Construção Civil