Análise das reprovações discentes no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG)

Autores

  • Karla Emmanuela Ribeiro Hora Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Goiânia, Goiás, Brasil, karlaemmanuela@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4410-3728
  • Gabriel Gade Martins Mesquita Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Goiânia, Goiás, Brasil, gabriel.gade@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3673-831X
  • Ronaldo Barros Gomes Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Goiânia, Goiás, Brasil, rbggomes@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8613-9799

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v14i1.46579

Resumo

Mediante a necessidade social de formar mais profissionais habilitados a lidar com as questões ambientais contemporâneas e observando-se as metas do Decreto Federal N° 6096 (BRASIL, 2007) para as Universidades Federais, o qual estabelece um percentual de 90% na taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais, esta pesquisa busca avaliar o perfil das reprovações no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal de sete semestres (2013-1 a 2016-1) para obtenção dos dados de reprovações nas disciplinas ofertadas neste intervalo de tempo, com base nos relatórios discentes e diários de turma. As disciplinas e períodos do curso foram categorizados e analisados pelo seu percentual de reprovações. Após a análise verificou-se que as reprovações são significativas. A principal contribuição deste trabalho é, após identificar o perfil das reprovações na EAS-UFG, possibilitar a adoção de medidas específicas para redução do número de reprovações, avaliar a eficiência das metodologias aplicadas em cada disciplina por parte do docente, elaborar mecanismos de auxílio e orientação ao discente buscando prepará-lo para disciplinas específicas.

Abstract

Facing the social need to nurture better qualified professionals to deal with contemporary environmental issues and in accordance with the goals of the Decree Federal N° 6096 (BRASIL, 2007) for Federal Universities, which establishes a percentage of 90% in average completion rate of the undergraduate classroom, this research seeks to assess the profile of deprecations in Environmental and Sanitary Engineering (EAS) course at the Federal University of Goiás (UFG). For both, a timeframe of seven semesters (2013-1 to 2016-1) to obtain the data of Deprecations in the disciplines offers this range of time, based on students and reports daily of class. Disciplines and periods of the course were categorized and analyzed by your percentage of deprecations. After analysis it was found that the Deprecations are significant The main contribution of this paper is, after identifying the profile of deprecations on EAS-UFG, to adopt specific measures aiming to reduce the number of deprecations, evaluate the efficiency of methodologies applied in each discipline on the part of the teacher, elaborate mechanisms of assistance and guidance to students seeking to prepare them for specific discipline.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Emmanuela Ribeiro Hora, Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Goiânia, Goiás, Brasil, karlaemmanuela@gmail.com

Gabriel Gade Martins Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Goiânia, Goiás, Brasil, gabriel.gade@gmail.com

Ronaldo Barros Gomes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Goiânia, Goiás, Brasil, rbggomes@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

EMMANUELA RIBEIRO HORA, K. .; GADE MARTINS MESQUITA, G. .; BARROS GOMES, R. . Análise das reprovações discentes no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/reec.v14i1.46579. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/46579. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Engenharia Civil / Educação