DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO ANDROID PARA A HIDRÁULICA DE CANAIS

Autores

  • Pedro Henrique Alves Braga Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG (UFV-CRP).
  • Frederico Carlos Martins de Menezes Filho Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Rio Paranaíba; Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP)
  • Guilherme Mendonça Freire Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Rio Paranaíba; Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v13i1.43710

Resumo

RESUMO: O presente artigo aborda o desenvolvimento de um aplicativo para sistema Android destinado a estudantes e profissionais que lidam com a hidráulica de canais ou condutos livres, constituindo também uma ferramenta didática para o ensino da referida disciplina nos cursos de Engenharia. O aplicativo abrange o dimensionamento de canais retangulares e trapezoidais pela determinação da profundidade normal; a determinação do diâmetro de seções circulares verificando as restrições de velocidade (v) e da relação altura d'água e diâmetro (h/d); a verificação da capacidade hidráulica de seções retangulares e trapezoidais pela determinação da vazão e o cálculo da profundidade crítica. O desenvolvimento do aplicativo deu-se pela utilização da IDE (Integrated Development Environment) Android Studio. Para o dimensionamento e determinação das profundidades normal e crítica para canais retangulares e trapezoidais, dispôs-se do método de Newton-Raphson criando estruturas de repetição a partir da fórmula de Manning, permitindo a resolução de cálculos de maneira rápida. Já para o dimensionamento das seções circulares dispôs-se das equações propostas por Saatçi (1990) e Menezes Filho e Costa (2012). Os resultados obtidos com o aplicativo quando comparados às metodologias de tentativa e erro ou sistemática iterativa ou gráfica foram satisfatórios para diversos exemplos coletados na literatura, configurando-se assim uma ferramenta didática importante para o ensino da hidráulica de canais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Alves Braga, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba-MG (UFV-CRP).

Graduando em Engenharia Civil.

Frederico Carlos Martins de Menezes Filho, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Rio Paranaíba; Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP)

Eng. Civil, Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pela UFG e Doutor em Recursos Hìdricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS. Professor da Universidade Federal de Viçosa - (UFV) - Campus de Rio Paranaíba; Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP).

Guilherme Mendonça Freire, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Rio Paranaíba; Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEP)

Cientista da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006) e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2011).

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

BRAGA, P. H. A.; MENEZES FILHO, F. C. M. de; FREIRE, G. M. DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO ANDROID PARA A HIDRÁULICA DE CANAIS. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 13, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/reec.v13i1.43710. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/43710. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Notas Técnicas