FABRICAÇÃO DE CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MARMORARIAS COMO ADIÇÃO MINERAL

Autores

  • Melquizedec Arcos Rodrigues Faculdade de Tecnologia - Universidade Federal do Amazonas.Escola Superior de Tecnologia - Universidade do Estado do Amazonas. https://orcid.org/0000-0001-9222-8675
  • João de Almeida MELO FILHO Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v15i2.43363

Resumo

RESUMO: O objetivo deste é determinar o percentual de substituição de cimento por resíduos de mármores/granitos (RMG) das marmorarias na fabricação de concreto autoadensável (CAA). A metodologia adotada foi a realização de vários ensaios laboratoriais: de caracterização; das propriedades reológicas, mecânicas, físicas e químicas do CAA. Foram aplicados dois superplastificantes,  sulfonado e polimérico. Os agregados foram caracterizados por ensaios de granulometria, massa específica; massa unitária em estado solto; e massa unitária em estado compactado. Os RMG foram submetidos a ensaio de massa específica e análise de Fluorescência de Raios X. Como ensaios reológicos foram realizados: Espalhamento, T500, Funil V e Caixa L; e Ensaios de Resistência à Compressão e à Flexão, Absorção, Índice de Vazios, Massa Específica e análise de Reação Álcali Agregado (RAA), no estado endurecido. Os resultados mostraram-se eficazes com até 30% de substituição do cimento por RMG. No estado fresco esse CAA atendeu aos requisitos da NBR 15823 (ABNT, 2010), se comportando como concreto adequado para utilização nas aplicações correntes. No estado endurecido apresentou resistência à compressão de 35 MPa e  resistência à flexão de 7,0 MPa, satisfazendo a NBR 15805 (ABNT, 2010), podendo também ser utilizado na produção de pavimentos de concreto e assim contribuindo para a redução de resíduos espalhados nas empresas, diminuição de danos ao meio ambiente  e trazendo economia para a obtenção de CAA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melquizedec Arcos Rodrigues, Faculdade de Tecnologia - Universidade Federal do Amazonas.Escola Superior de Tecnologia - Universidade do Estado do Amazonas.

Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2020-01-11

Como Citar

RODRIGUES, M. A.; MELO FILHO, J. de A. . FABRICAÇÃO DE CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE MARMORARIAS COMO ADIÇÃO MINERAL. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 101–122, 2020. DOI: 10.5216/reec.v15i2.43363. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/43363. Acesso em: 20 abr. 2024.