DETERMINAÇÃO DOS CUSTOS DE MUDANÇA PARA USUÁRIOS DE TRANSPORTE AÉREO EM RELAÇÃO AO PREÇO DAS TARIFAS

Autores

  • Willker Wallisson F. Vieira
  • Fernando Odilon M. Torres
  • Marcos André A. de Mendonça
  • Willer Luciano Carvalho Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v13i2.43147

Resumo

RESUMO: Este trabalho analisa o grau de fidelização dos usuários do transporte aéreo do Aeroporto Internacional de Goiânia, quanto à linha Goiânia-Guarulhos(SP). Para tanto, foram coletadas as preferências declaradas dos passageiros no saguão de embarque desse aeroporto e, depois de tratados os dados, através do modelo de escolha discreta logit multinomial, chegou-se ao custo de mudança dos serviços em questão, ou seja, mediu-se qual a porcentagem crítica de variação dos preços das passagens aéreas que faz um cliente fidelizado a uma empresa mudar para os serviços de outra. Os resultados obtidos para os custos de mudança da empresa TAM (preferida dos usuários) para a AZUL foram de 3%, da TAM para a GOL foram de 12% e da TAM para a Avianca foram de 15%. Assim, o presente estudo apresenta ferramenta importante para análise do mercado do setor aéreo, possibilitando às empresas o aprimoramento de suas estratégias comerciais, a partir de um melhor entendimento do comportamento do usuário do setor aéreo no Brasil. ABSTRACT: This paper analyzes the degree of loyalty of air transport users of Goiânia’s International Airport, on the line Goiânia-Guarulhos. Therefore, were collected the stated preferences of the passengers in the departure lounge of this airport and, after treatment data, through of the discrete choice model logit multinomial, came to the switching costs for the services in question, in the other words, was measured which the critical percentage change in the price of airline tickets that makes a customer loyal to a company moving to the other services. The results obtained for the switching costs of TAM (preferred by users) for AZUL was 3%, TAM for GOL was 12% and TAM for Avianca was 15%. Thus, this study presents an important tool for analysis of the airline industry market, enabling companies to improve its business strategies, from a better understanding of the airline industry user behavior in Brazil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willer Luciano Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Ciências e Tecnologia Engenharia de Transprotes

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

VIEIRA, W. W. F.; TORRES, F. O. M.; MENDONÇA, M. A. A. de; CARVALHO, W. L. DETERMINAÇÃO DOS CUSTOS DE MUDANÇA PARA USUÁRIOS DE TRANSPORTE AÉREO EM RELAÇÃO AO PREÇO DAS TARIFAS. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 13, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/reec.v13i2.43147. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/43147. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Transportes