AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA UTILIZAÇÃO DE TELHADOS VERDES EXTENSIVOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ

Autores

  • Isaura Marques de Souza Uhmann Universidade Federal do Paraná
  • Sérgio Fernando Tavares Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v13i1.41372

Resumo

RESUMO: Em um contexto onde a arquitetura discute seu papel na busca por um mundo mais sustentável, destaca-se a presença destes aspectos no edifício escolar. No Brasil as condições de projeto e manutenção deste tipo de construção não são as mais adequadas. Dentre os problemas que mais afligem esta tipologia arquitetônica estão às más condições das coberturas, que além de prejudicar sua utilização pelos usuários comprometem a edificação, diminuindo sua vida útil. O objetivo dessa pesquisa é avaliar índices de Energia Embutida EE e emissão de CO2 entre o sistema de cobertura tradicional e o sistema de telhado verde extensivo proposto para substituição das coberturas originalmente implementadas nas escolas da rede pública do Paraná. A pesquisa tem natureza exploratória com aplicação em estudo de caso. Para estes estudos foi utilizada a formatação em planilhas, cuja estratégia é avaliar a substituição das coberturas convencionais por telhados verdes, atendendo orientações da legislação de licitações, administração pública e convênios com a participação de instituições estatais. Os dados de Energia Embutida EE e emissão de CO2 avaliados apontam para a viabilidade na implementação da readequação por telhados verdes extensivos. A principal contribuição deste trabalho é a implementação de uma técnica mais sustentável em edificações públicas escolares podendo inclusive apontar para novas posturas na concepção e execução de obras desta natureza ABSTRACT: In a context where the architecture discusses its role in the search for a more sustainable world, there is the presence of these aspects in the school building. In Brazil design conditions and maintenance of this type of construction are less suitable. Among the problems that afflict most school buildings are to poor coverage, which in addition to discomfort for users to undertake the life of the building. The objective of this research is to evaluate rates of EE embedded energy and CO2 emissions between traditional roofing system and extensive green roof system proposed to replace the covers originally implemented in Paraná public schools. The research is exploratory in nature with application case study. For these studies we used the formatting in spreadsheets, thus meeting guidelines bidding law, public administration and agreements with the participation of state institutions. The strategy is to evaluate through simulation tables, replacing the conventional covers for green roofs. Data assessed in these simulations indicate the feasibility for implementation by readjusting the extensive green roofs, thus using more sustainable technology. It is also observed the feasibility of a standard design change currently in effect.

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Biografia do Autor

Isaura Marques de Souza Uhmann, Universidade Federal do Paraná

ossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), especialização em Gerenciamento de Obras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003) e mestrado em Engenharia da Construção Civil junto a Universidade Federal do Paraná (2015). Tem experiência na área de Arquitetura escolar. Atua como professora adjunta junto a FACEAR no departamento de Engenharia Civil.

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Publicado

2017-03-13

Como Citar

DE SOUZA UHMANN, I. M.; TAVARES, S. F. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL NA UTILIZAÇÃO DE TELHADOS VERDES EXTENSIVOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 13, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/reec.v13i1.41372. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/41372. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Construção Civil