PÓ DE BORRACHA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM ARGAMASSA DE REVESTIMENTO (doi:10.5216/reec.V10i3.32980)

José Aparecido Canova, Rosângela Bergamsco, Generoso De Angelis Neto

Resumo


RESUMO: Resíduos de pneus inservíveis têm sido avaliados em materiais a base de cimento. Assim, este trabalho objetivou estudar os efeitos desses resíduos em argamassa mista de revestimento, com foco na fissuração. Utilizou-se a cal virgem e areia natural no traço 1:6 (em volume). A mistura maturada foi seca em estufa, recebeu o cimento compondo o traço 1:1,5:9 (em volume) e adições de pó de borracha nas proporções (6%, 8%, 10% e 12%) em volume de agregado. Avaliou-se a massa específica, o teor de ar incorporado e a retenção de água no estado plástico, a resistências à compressão axial, a resistência à tração por compressão diametral, o módulo de deformação estática e a absorção de água por imersão no estado endurecido. Em corpos de prova aplicados sobre substratos avaliou-se a aderência à tração e a fissuração. A argamassa com resíduos de pneus apresentou menores incidências de fissuras visíveis, redução nas propriedades mecânicas e aumento no teor de ar incorporado. Como contribuição principal do trabalho, conclui-se que o produto estudado representa uma potencial alternativa que contribui para a redução de fissuras em revestimentos além de contribuir com a redução do passivo ambiental dos pneus inservíveis.

ABSTRACT: Waste scrap tires have been appraised in cement base materials. Thus, this work aimed study the effects of these residues in the plastering mixed mortar, with a focus on cracking, we used quicklime powder and sand (natural sand) in a proportion 1:6 (by volume). The ripened mixture was previously dried in an oven, this received cement, resulting in the proportions 1:1,5:9 (by volume) and the addition of rubber powder in the proportions 6%, 8%, 10% and 12% by aggregate volume. We evaluated the specific mass, air content, water retention in the plastic state, the axial compressive strength, the tensile strength by diametrical compression, static deformation module, and water absorption by immersion in the hardened state. The tensile bond strength and cracking was evaluated in specimens applied in different substratum. The mortar with scrap tires presented smaller incidences of visible cracks, besides showing a reduction of mechanical properties and increase in air content. The product studied is an alternative that contributes to the reduction of cracks in plastering as well as contributing to reducing the environmental liabilities of waste tires.

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DOI: https://doi.org/10.5216/reec.v10i3.32980

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