Práticas executivas de redes coletoras de esgoto sanitário

Autores

  • Raniere Moisés da Cruz Fonseca
  • Antover Panazzolo Sarmento Universidade Federal de Goiás - Campus Avançado de Catalão
  • Heber Martins de Paula Curso de Engenharia Civil da UFG, Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v9i3.32031

Resumo

RESUMO: O presente trabalho aborda as práticas executivas de redes de esgotamento em PVC, agrupando técnicas executivas, presentes na literatura, com práticas executivas de canteiro de obras. Abordando todas as fases construtivas, desde serviços preliminares, tanto em áreas habitadas ou não, até os serviços finais de limpeza e recomposição do pavimento, instruindo sobre como proceder para com a locação correta da vala, assentamento da tubulação, execução de escoras, técnicas construtivas de poços de visita e recomposição do solo escavado. Este artigo deve ser considerado apenas como uma versão introdutória das técnicas executivas de redes de esgoto, devido à falta de literatura que englobe todas as partes construtivas em um único documento e que seja de fácil acesso e entendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raniere Moisés da Cruz Fonseca

Engenheiro Civil

Antover Panazzolo Sarmento, Universidade Federal de Goiás - Campus Avançado de Catalão

Professor Doutor em Recursos Hídricos e Ambientais do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Heber Martins de Paula, Curso de Engenharia Civil da UFG, Regional Catalão

Professor no Departamento de Engenharia Civil, UFG, Regional Catalão

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

MOISÉS DA CRUZ FONSECA, R.; PANAZZOLO SARMENTO, A.; MARTINS DE PAULA, H. Práticas executivas de redes coletoras de esgoto sanitário. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 9, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/reec.v9i3.32031. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/32031. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Notas Técnicas