Estudo do solo-cimento-autoadensável produzido com solos da região do Porto-PT. PARTE I: caracterização de propriedades mecânicas (D.O.I.: 10.5216/reec.v9i1.29945)

  • Marco Antônio Morais Alcantara FEIS/UNESP
  • Sandra Conceição Barbosa Nunes
  • João Filipe Meneses Espinheira Rio

Resumo

RESUMO: O artigo apresenta um estudo do solo-cimento autoadensável, fluido, buscando associar alguns parâmetros de dosagem com o desempenho mecânico resultante, e procurando tomar em consideração as condições de compacidade alcançadas no processo. Busca ainda apresentar uma visão geral do comportamento reológico no estado fresco. Para tanto, foi realizado um experimento a partir da utilização de um solo residual da região do Porto-Pt, cimento Portland, água, e aditivo de atuação estérica e eletrostática. A proporção dos materiais foi adotada a partir do peso seco do solo, conforme teores que variaram de 20, 25, e 30% de cimento, 41, 44 e 47% para a água, e 0,66, 0,80 e 0,93% para a variação do teor do superplastificante. Os ensaios realizados no estado fresco procuraram seguir os protocolos de avaliação utilizados para os casos de argamassas, e de concretos autoadensáveis; dentre eles, os ensaios de espalhamento com a utilização do mini-cone, de fluidez com o auxílio do funil; e, no estado endurecido, foram realizados os ensaios de resistência à compressão simples, resistência à flexão, de avaliação da massa específica aparente, e de porosimetria. Os resultados do estado fresco indicaram haver aproximação entre o solo-cimento-auto-adensável e os concretos e argamassas; os valores de resistência mecânica apresentaram correlação com os valores da relação água/cimento, variando entre 2,7 e 6,5 MPa para os casos de resistência à compressão simples; bem como, os valores de resistência à flexão se apresentaram proporcionais aos valores de resistência à compressão simples. As variações no valor da resistência mecânica guardaram relações preferencialmente com os valores das relações água/cimento, do que com os valores alcançados para as massas específicas aparentes alcançadas, e da porosimetria. ABSTRACT: The article presents a study of the soil-cement self-compacting, fluid, seeking associate some dosing parameters with the resulting mechanical performance, and trying to take into account the condition of compactness achieved in the process. It also seeks to provide an overview of the rheological behavior in the fresh state. Therefore, an experiment was conducted from the use of a residual soil of the region of Porto-Pt, Portland cement, water and additive steric and electrostatic actuation. The proportion of the materials was adopted as the dry weight of soil as contents ranging from 20, 25, and 30% cement, 41, and 44 to 47% water, and 0.66, 0.84 and 0 93% for the variation of the content of the superplasticizer. The tests carried out in the fresh state sought to follow the evaluation protocols used for cases of mortars, concretes and self-compacting, among them, the scattering assays using the mini cone, with the aid of fluidity of the funnel; and, in the hardened state, the tests were performed compressive strength, flexural strength, evaluation of the apparent density and porosimetry. The results of the fresh state showed good approximation of the soil-cement-and self-compacting concrete and mortar, the mechanical resistance values were correlated with the values of the water / cement ratio, ranging between 2.7 and 6.5 MPa for cases of compressive strength, as well as the values of flexural performed proportional to the values of compressive strength. Changes in the value of the mechanical strength relations preferably with the values of the water / cement ratio, than the values obtained for the apparent densities achieved, relationships and porosimetry.

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Biografia do Autor

Marco Antônio Morais Alcantara, FEIS/UNESP
Engenheiro Civil Mestre em Engenharia Civil (geotecnia) Doutor em Engenharia Civil (Materiais e Estruturas)
Publicado
06-09-2014
Como Citar
Alcantara, M. A. M., Nunes, S. C. B., & Rio, J. F. M. E. (2014). Estudo do solo-cimento-autoadensável produzido com solos da região do Porto-PT. PARTE I: caracterização de propriedades mecânicas (D.O.I.: 10.5216/reec.v9i1.29945). REEC - Revista Eletrônica De Engenharia Civil, 9(1). https://doi.org/10.5216/reec.v9i1.29945
Seção
Construção Civil