Rotina computacional para a previsão da capacidade de carga em estacas (D.O.I.:10.5216/reec.v8i3.28149)
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v8i3.28149Resumo
RESUMO: As fundações têm o objetivo de suportar e transmitir ao solo os esforços oriundos da superestrutura e para que isso ocorra, seu dimensionamento deve ser feito de modo que a capacidade de carga do solo não seja atingida. A determinação da capacidade de carga dos solos é um dos desafios da engenharia civil, visto que o solo apresenta camadas heterogêneas e singularidades em regiões distintas dentro de uma mesma área. Além disso, durante o processo de investigação do terreno, ou mesmo na fase executiva da fundação, o solo apresenta grandes perturbações e o estado de tensões inicial é alterado, modificando assim, sua capacidade portante. Mesmo com a investigação do solo feita por sondagens de penetração estática (CPT) ou sondagens de percussão simples (SPT), ainda há uma dificuldade para reproduzir analítica e numericamente o comportamento do elemento de fundação no solo. No Brasil, para a determinação da capacidade de cargas das estacas, podem ser utilizadas metodologias semiempíricas que consideram fatores de correção. As metodologias mais difundidas são os modelos propostos por: Aoki-Velloso (1975), Décourt-Quaresma (1978) e Teixeira (1996). Com base nestas metodologias, foi desenvolvida uma rotina computacional, com o objetivo de estimar a capacidade de carga de estacas por meio dos três métodos apresentados. Ainda, com o intuito de validar os resultados da rotina computacional, compararam-se resultados entre provas de carga estática de estacas e os resultados obtidos por meio da utilização da rotina computacional. Faz-se necessário, a aplicação de fatores de correção para os solos e tipos de estacas utilizados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-06
Como Citar
FERREIRA, T. R.; DELALIBERA, R. G.; DA SILVA, W. A. Rotina computacional para a previsão da capacidade de carga em estacas (D.O.I.:10.5216/reec.v8i3.28149). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 8, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/reec.v8i3.28149. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/28149. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Geotecnia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.