Pisos intertravados com a incorporação de resíduos minerais (D.O.I. 105216/reec.v9i1.28021)

Autores

  • Rayane Campos Lopes Universidade Federal de Goiás
  • Edgar Bacarji Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v9i1.28021

Resumo

RESUMO: Na britagem de rochas destinadas à produção de agregados para a construção civil, gera-se uma grande quantidade de resíduo (areia artificial e pó de brita). A areia artificial já é utilizada como agregado miúdo em substituição à areia natural, de rio. O pó de brita, ao contrário, permanece estocado nos pátios das empresas produtoras de agregados e a sua disposição inadequada pode causar problemas ambientais e à saúde humana. Buscando uma destinação técnica e ambientalmente correta para esse resíduo, estudou-se nessa pesquisa o efeito da sua incorporação nas propriedades mecânicas e de durabilidade de pisos intertravados. Foram analisadas as resistências à compressão aos 07, 28 e 90 dias e as absorções aos 28 dias. Foram estudados seis traços: um traço de referência (sem adição de resíduo) e outros cinco traços com substituição de 10% dos agregados totais pelo resíduo. Avaliou-se também o efeito a adição de um aditivo plastificante nos traços referidos. Os resultados demonstraram que a incorporação do resíduo foi benéfica. Houve aumento de resistência verificado no traço 1:2 (cimento:agregados totais secos) com resíduo em relação ao traço 1:2 sem resíduo. Quanto a absorção, não houve uma diferença significativa entre estes traços. Quanto ao aditivo plastificante, o seu efeito provocou significativos decréscimos de valores tanto nas resistências quanto nas absorções, em relação aos traços sem aditivos. Pela perspectiva da preservação ambiental os resultados também foram promissores haja vista que em todos os traços substituíram-se 10% dos agregados totais (areia e brita) pelo resíduo gerado na britagem das rochas. ABSTRACT: In crushing rocks for the production of aggregates for the construction industry, a large amount of residue (artificial sand and quarry dust) is generated. The artificial sand is already used as fine aggregate replacing the natural sand of the river. The quarry dust, instead, remains stored in the courtyards of the producers of aggregates and their improper disposal can cause environmental problems and to human health. Seeking a technically and environmentally correct disposal for this waste, in this research it is studied the effect of incorporation on the mechanical properties and durability of concrete paving blocks. It was analyzed the compressive strength at 07, 28 and 90 days and the absorptions at 28 days. Six mixtures were studied: one reference mixture 1:2 (cement: total dry aggregates) (without addition of quarry dust) and five with replacement of 10% of the total aggregate for the quarry dust. It was also evaluated the effect of the addition of a plasticizer additive in the features mentioned above. The results showed that the incorporation of quarry dust was beneficial. There was an increase of resistance found in mixture 1:2 with quarry dust compared to mixture 1:2 without quarry dust. As the absorption, there was no significant difference between these mixtures. As the plasticizer additive, its effect caused significant decreases in both resistance values and the absorptions as compared to mixtures not containing additives. From the perspective of environmental protection, results were also promising considering that in all mixtures was replaced 10% of the total aggregate (sand and coarse aggregate) for quarry dust generated by the crushing of rocks.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Campos Lopes, Universidade Federal de Goiás

Aluna de graduação

Edgar Bacarji, Universidade Federal de Goiás

Professor associado

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

LOPES, R. C.; BACARJI, E. Pisos intertravados com a incorporação de resíduos minerais (D.O.I. 105216/reec.v9i1.28021). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 9, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/reec.v9i1.28021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/28021. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Construção Civil