Ligações em estruturas de aço utilizando emendas com parafusos de alta resistência solicitadas na flexão simples (DOI: 10.5216/reec.v8i2.27185)

Autores

  • Ronivon Soares Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Orlando Ferreira Gomes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v8i2.27185

Resumo

RESUMO: Uma estrutura é concebida para ter desempenho satisfatório atendendo aos padrões de qualidade na construção e requisitos dos quais os projetistas necessitam. Cada vez mais as estruturas metálicas de grande porte vêm se desenvolvendo nesse mercado competitivo, onde o desempenho e a qualidade do projeto dependem dos processos de fabricação dos materiais utilizados, da montagem, da inspeção e manutenção. As estruturas metálicas, principalmente as de perfis tipo I laminados de abas paralelas dependem do controle de qualidade em suas emendas parafusadas. Este artigo tem por objetivo analisar a capacidade resistente de vigas bi apoiadas em aço constituídas de perfis tipo I laminados de abas paralelas com dois eixos de simetria, sendo dotadas de emendas com parafusos de alta resistência do tipo ASTM A325 de diâmetro 19 mm, estando os modelos solicitados por esforços de flexão simples. ABSTRACT: Structure is designed to have satisfactory performance given the quality standards and requirements in the construction of which designers need. Increasingly, large metal structures are developing in this competitive market, where performance and quality of the project depend on manufacturing processes of materials, assembly, inspection and maintenance. The metal structures, especially those of type I profiles of parallel laminated tabs depend on the quality control in your bolted splices. This article aims to analyze the bearing capacity of steel beams supported by profiles consist of type I rolled parallel flanges with two axes of symmetry, being endowed with seams with high strength bolts type ASTM A325, diameter 19 mm, being requested by models of simple bending efforts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronivon Soares Pereira, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Faculdade Anhanguera Educacional de Anápolis e Mestrando em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas pela Universidade Federal de Goiás.

Orlando Ferreira Gomes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (1976), Mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Goiás. Membro da Associação Brasileira de Soldagem, do Instituo Brasileiro da Madeira e Estruturas de Madeira. Coordenador do Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás desde 2006. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura metálica, aço, estruturas de aço, edifício em aço e perfis formados a frio. É professor em dedicação exclusiva do Curso de Engenharia da Universidade Federal de Goiás, Professor de Resistência dos Materiais do Curso de Engenharia de Alimentos da UFG, Professor de Resistência dos Materiais do Curso de Engenharia Elétrica e de Computação da UFG. A partir de 5/09/2008 exerce o cargo de Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás e também como Vice-Diretor.Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Processo de Avaliação no SIstema de Acreditação Regional do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás, do Mercosul . Membro da avalição da CAD (Comissão de Avalição de Docentes da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás).

Downloads

Publicado

2014-05-22

Como Citar

SOARES PEREIRA, R.; FERREIRA GOMES, O. Ligações em estruturas de aço utilizando emendas com parafusos de alta resistência solicitadas na flexão simples (DOI: 10.5216/reec.v8i2.27185). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 8, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/reec.v8i2.27185. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/27185. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Estruturas