Impacto do ruído de tráfego: estudo de caso no bairro de Lagoa Nova, Natal-RN (D.O.I.: 10.5216/reec.v6i2.22557)

Autores

  • Débora Nogueira Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Virginia Maria Dantas de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bianca Carla Dantas de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Renato Nascimento Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v6i2.22557

Resumo

RESUMO: A poluição sonora provoca uma degradação na qualidade do meio ambiente e se apresenta como um dos problemas ambientais mais frequentes nas grandes cidades. São inúmeras as fontes sonoras, e ruído gerado pelo trânsito é o mais comum. Desta forma, este trabalho objetiva realizar uma análise de ruído de tráfego em um bairro da cidade de Natal/RN, tendo em vista que o mesmo está passando atualmente por modificações no espaço urbano devido à construção do novo estádio para a Copa do Mundo FIFA de futebol em 2014. Foi realizada a contagem classificada dos veículos (leves e pesados) e medição do nível de pressão sonora Leq (dBA) em 14 pontos de medição, no horário da manhã (7hs às 8hs) e no horário noturno (20hs às 21hs) , totalizando 6 medições de 10 minutos por ponto. Como resultado observou-se a correlação fortemente positiva entre o volume de tráfego e o Leq (dBA) medido. As medições de nível de pressão sonora em campo revelaram também que os níveis de ruído estão acima do recomendado pelas normas em todos pontos medidos, e há vias com saturação viária com relação ao volume de veículos. ABSTRACT: Noise pollution degrade the quality of the environment and presents itself as one of the most common environmental problems in large cities. There are numerous sources, and noise generated by traffic is the most common. Thus, this study aims to conduct a traffic noise in a neighborhood of the city of Natal / RN, in order that it is currently undergoing modifications in urban areas due to the construction of the new stadium for the FIFA World Cup football in 2014. Were counted rated vehicles (light and heavy) and measurement of sound pressure level Leq (dBA) at 14 measurement points in the morning hours (7 am to 8 am) and nighttime (20pm to 21pm), totaling six measurement point for 10 minutes. As a result there was a strong positive correlation between the volume of traffic and Leq (dBA) measured. Measurements of sound pressure level in the field have also revealed that noise levels are above the recommended standards in all measured points, and there are roads with road saturation with respect to the volume of vehicles.

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Publicado

2013-02-28

Como Citar

PINTO, D. N.; ARAÚJO, V. M. D. de; ARAÚJO, B. C. D. de; GOMES, R. N. Impacto do ruído de tráfego: estudo de caso no bairro de Lagoa Nova, Natal-RN (D.O.I.: 10.5216/reec.v6i2.22557). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 6, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/reec.v6i2.22557. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/22557. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Arquitetura e Urbanismo