Avaliação dos Níveis de Ruído em Ambientes de Ensino (D.O.I.: 10.5216/reec.v6i2.22285)
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v6i2.22285Resumo
RESUMO: O nível de ruído, quando em excesso, causa além do incômodo, problemas de concentração, rendimento, alterações no humor e diminuição da qualidade de vida. Em ambientes de ensino como escolas e universidades, é de extrema importância que esses estejam adequadamente adaptados quanto aos níveis de ruídos máximos permitidos à sua função, de modo a causar o mínimo de desconforto possível. O objetivo dessa pesquisa é averiguar os níveis de ruídos através de coleta de dados por instrumento específico de medição de nível de pressão sonora em três ambientes distintos, localizados na Universidade do Sagrado Coração (Bauru-SP), verificando-se assim se os níveis de ruído estão de acordo com os valores impostos na norma de Níveis de ruído para conforto acústico (NBR 10152-2000). Os locais estudados foram a biblioteca ‘Cor Jesu’, o Anfiteatro E2 e o laboratório multiuso de topografia de Arquitetura e Urbanismo (sala J127), nos quais os níveis de ruído verificados identificaram um conforto acústico deficiente. A análise da coleta de dados nesses espaços gera discussões que presumem uma necessidade de reavaliação no conforto acústico desses recintos. Verifica-se a necessidade da aplicação da acústica arquitetônica com maior relevância em ambientes escolares, tornando-os assim, mais confortáveis e adequados a sua funcionalidade. ABSTRACT: The noise level, when in excess, besides the discomfort causes problems on powers of concentration, performance, a change in the mood and a reduction of the life quality. It is essential that the educational environment such as schools and universities be suitable and appropriate to the allowed noise level and don´t affect its main function and so that the discomfort be as minimum as possible. The objective of the study is to check the sound levels collecting data and using specific measurement instruments for sound pressure level in three different environments in the Universidade do Sagrado Coração (Bauru-SP), verifying and checking if the sound levels inside those places are according to the sound level rules for acoustic comfort demanded by law (NBR 10152-2000). The analyzed places were the library ‘Cor Jesu’; the auditorium E2 and the multi-use laboratory of Urban Architecture topography (J127 room). At those places were noticed there was a lack of acoustic comfort. The data collection analysis in those places although create a discussion, shows the importance of a new assessment about the acoustic comfort. It was showed the application of an architectural acoustic is essential so that the school rooms become more comfortable and can fulfill the right need.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-02-16
Como Citar
VASCONCELOS, M. A. de O. C.; NAKATA, C. M. Avaliação dos Níveis de Ruído em Ambientes de Ensino (D.O.I.: 10.5216/reec.v6i2.22285). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 6, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/reec.v6i2.22285. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/22285. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Arquitetura e Urbanismo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.