Investigação de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos para avaliação da qualidade da água de lagos urbanos da cidade de Catalão-GO (D.O.I.: 10.5216/reec.v7i1.22038)
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v7i1.22038Resumo
RESUMO: A água é de grande importância para a humanidade, assumindo um caráter imprescindível para a sobrevivência dos seres vivos. Entretanto, da mesma forma que a sua presença cria condições para a vida, a qualidade da água pode também representar sérios riscos à saúde. A cidade de Catalão cresceu substancialmente nos últimos trinta anos, causando mudanças profundas no espaço como: desmatamentos, impermeabilização do solo, ocupação de áreas de preservação entre outras. O objetivo do presente trabalho foi investigar a qualidade da água da Represa do Clube do Povo e das Represas do Complexo Ecológico Francisco Cassiano Martins, localizadas na zona urbana da cidade de Catalão-GO. Para tanto foram realizadas análises físicas e químicas (pH, condutividade, turbidez, oxigênio dissolvido, temperatura, salinidade e demanda química de oxigênio) e microbiológicas (coliformes termotolerantes). Considerando o uso das águas das represas estas se enquadram na classe 2, segundo Resolução CONAMA 357. Dos parâmetros físicos e químicos analisados apenas o pH apresentou-se fora dos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes. A análise de coliformes termotolerantes apresentou resultados que excederam muito o limite máximo estabelecido pelo CONAMA , havendo a necessidade de identificação de pontos de contaminação e eliminação dos mesmos. Uma parte a destacar no estudo foi a pesquisa junto à população, observou-se que a mesma não tem preocupação ou conhecimento dos problemas que podem ser causados pelo consumo de peixes provenientes de água contaminada por coliformes. Com os resultados conclui-se que, apesar dos parâmetros físicos e químicos não apresentarem significativas diferenças em relação ao padrão estabelecido, as águas dos lagos em estudo apresentam significativa contaminação microbiológica, sendo necessário o envolvimento do poder público através da implantação de políticas de monitoramento ambiental como forma de controle da qualidade da água.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-26
Como Citar
DE PAULA, H. M.; MESQUITA, G. M.; MENDES, M. F. Investigação de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos para avaliação da qualidade da água de lagos urbanos da cidade de Catalão-GO (D.O.I.: 10.5216/reec.v7i1.22038). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/reec.v7i1.22038. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/22038. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Saneamento e Ambiente
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.