Investigação de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos para avaliação da qualidade da água de lagos urbanos da cidade de Catalão-GO (D.O.I.: 10.5216/reec.v7i1.22038)

Autores

  • Heber Martins de Paula UFG
  • Glenda Máris Mesquita
  • Márcia Felipe Mendes

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v7i1.22038

Resumo

RESUMO: A água é de grande importância para a humanidade, assumindo um caráter imprescindível para a sobrevivência dos seres vivos. Entretanto, da mesma forma que a sua presença cria condições para a vida, a qualidade da água pode também representar sérios riscos à saúde. A cidade de Catalão cresceu substancialmente nos últimos trinta anos, causando mudanças profundas no espaço como: desmatamentos, impermeabilização do solo, ocupação de áreas de preservação entre outras. O objetivo do presente trabalho foi investigar a qualidade da água da Represa do Clube do Povo e das Represas do Complexo Ecológico Francisco Cassiano Martins, localizadas na zona urbana da cidade de Catalão-GO. Para tanto foram realizadas análises físicas e químicas (pH, condutividade, turbidez, oxigênio dissolvido, temperatura, salinidade e demanda química de oxigênio) e microbiológicas (coliformes termotolerantes). Considerando o uso das águas das represas estas se enquadram na classe 2, segundo Resolução CONAMA 357. Dos parâmetros físicos e químicos analisados apenas o pH apresentou-se fora dos padrões estabelecidos pelos órgãos competentes. A análise de coliformes termotolerantes apresentou resultados que excederam muito o limite máximo estabelecido pelo CONAMA , havendo a necessidade de identificação de pontos de contaminação e eliminação dos mesmos. Uma parte a destacar no estudo foi a pesquisa junto à população, observou-se que a mesma não tem preocupação ou conhecimento dos problemas que podem ser causados pelo consumo de peixes provenientes de água contaminada por coliformes. Com os resultados conclui-se que, apesar dos parâmetros físicos e químicos não apresentarem significativas diferenças em relação ao padrão estabelecido, as águas dos lagos em estudo apresentam significativa contaminação microbiológica, sendo necessário o envolvimento do poder público através da implantação de políticas de monitoramento ambiental como forma de controle da qualidade da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heber Martins de Paula, UFG

Professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Titular da área de Recursos Hídricos e Saneamento

Downloads

Publicado

2013-10-26

Como Citar

DE PAULA, H. M.; MESQUITA, G. M.; MENDES, M. F. Investigação de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos para avaliação da qualidade da água de lagos urbanos da cidade de Catalão-GO (D.O.I.: 10.5216/reec.v7i1.22038). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/reec.v7i1.22038. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/22038. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Saneamento e Ambiente